Mostrando postagens com marcador costura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador costura. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Caderno artesanal com folhas para Aquarela


Olá pessoal! Como vão vocês?
Este é uma postagem que estava faz tempo nos rascunhos do blog. Hoje decidi trazer para o blog não ficar muito parado. Neste tempo eu produzi muita coisa que ainda não postei por aqui. Também tenho ideias para trazer postagens sobre alguns materiais que andei comprando esses tempos como furadores de papel decorado e carimbos de vários tipos, inclusive pedi um carimbo especial com o logotipo deste humilde blog! Então as coisas que estão sendo vendidas estão indo com embalagens personalizadas com muito carinho!


Sobre o caderno artesanal que fiz... Eu já o vendi no Anime Friends do ano passado! Ele foi feito em tamanho A6 (10,5 x 14,8 cm), utilizei 3 cores de linha para a costura, decorei com florzinhas feitas com furador de papel e miolo de miçangas. As folhas do caderno foram feitas com papel canson escolar para pintura de 300g e a capa com a contracapa que vem no bloco do papel canson. O caderno tem um fecho com elástico roliço.
Os cantos das folhas foram arredondadas com uma cantoneira, um furador que corta os cantos do papel!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Flores de fuxico e curso de HQ de graça!






Parece que flores de fuxico estão na moda, e tinha me dado vontade de fazer algumas para, além de diminuir os retalhes de tecido que tem aqui em casa, customizar algumas das minhas roupas. Isso foi lá no mês de fevereiro... Muitas coisas aconteceram, então parei de costurá-las.

Bem... quanto aos acontecimentos... Consegui terminar meu trabalho, mandando no último dia do concurso da Imaginários em Quadrinhos da Editora Draco! \o/ Só hoje eu recebi um e-mail de confirmação do meu envio. Fico aliviada com isso, então, estou participando mesmo. 
Acabei não fazendo nenhuma arte extraordinária, mas fiquei um pouco satisfeita com os meus desenhos, pois eu estava num estado tão catastrófico, sem inspiração, que achava que não ia sair nada. Até pensei em acabar não enviando, mas no final eu persisti e venci! Quer dizer... fiz e enviei. Fiz os esboços com lápis azul e o contorno com caneta esferográfica gel (?!)...
E eu tinha escrito que estava com problemas na impressora. Pois bem: ela está de volta! \o/ Como eu suspeitava (desde o princípio) era o cabo usb que estava ruim. Meu irmão comprou um novo cabo pra mim.

Hoje, fui devolver o livro pra biblioteca infantil municipal, eu tinha emprestado o livro O apanhador de sonhos de Stephen King. Eu consegui ler aquelas 654 páginas em 10 dias! Mas fazendo uns cálculos, eu contei que lia uma página cheia em aproximadamente 2 minutos, dando umas 21 horas, 7 minutos e 30 segundos... Os livros que peguei dessa vez foram O médico e o monstro de R. L. Stevenson, uma edição com o texto integral traduzida, e outra adaptada e ricamente ilustrada.
Hoje também, eu finalmente peguei meu diploma do curso técnico de web design, de 2008. E depois fui fazer  minha inscrição para uma oficina de história em quadrinhos, que começará em maio. Espero tirar um bom proveito dele e aprender muita coisa. O curso é gratuito, e só porque é de graça não quer dizer que seja ruim. Achei muito bom o curso que fiz anteriormente de desenho de observação, mas infelizmente eu tive que parar por causa do trabalho que consegui na época (2009, parece tão distante...). Eu fico meio revoltada com isso. É um curso bom, de graça, e não tem muitas pessoas interessadas. Parece que ninguém sabe dar valor a nada... 
Bem, então... Quem for de Sorocaba ou região, e se interessou pelo curso aqui vão as informações do encarte que peguei:
Oficina de HQ: o fim o mundo em quadrinhos
coordenação de: Evandro Jonas de Paula.
começa dia 7/5 a 18/6 - todas as segundas-feiras das 18h às 21h.
Público: desenhistas, estudantes de artes e interessados em desenho e HQ a partir de 13 anos.
Inscrições: 2/4 a 5/5
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas.


A oficina tem como foco a elaboração de quadrinhos sobre o fim do mundo, tema amplamente explorado este ano, especialmente na área de entretenimento, propiciando o acesso a formas de produção de HQs como produto cultural e divulgador de ideias e ações. 


O artista plástico e arte-educador Evandro Jonas de Paula é graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, integra o núcleo de artes cênicas da EAD-USP e foi finalista na categoria HQ no Mapa Cultural Paulista de 2005.


O curso é oferecido na Oficina Cultural Grande Otelo que fica na Praça Frei Baraúna s/nº - Sorocaba - SP. Telefone: (15)3224-3377 / 3232-9329. 
E-mail grandeotelo@oficinasculturais.org.br 
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 21h30 e sábado das 13h às 18h

sábado, 11 de dezembro de 2010

Desenhando em tecido

Primeiro esbocei com lápis.
Depois fui contornando com tinta para tecido preto.
Coloquei uns detalhes em tinta de tecido vermelho.
Fiz alguns sombreados com a tinta para tecido preto.
Usei pincel nº 0, pensava em deixar sem colorir...
Tentei apagar as linhas de lápis com borracha... Consegui um pouco...
Aí tive a ideia de colorir com giz de cera...
E... esqueci de tirar uma foto da pintura finalizada...
Fiz para dar de presente no amigo secreto.
A sacola de pano foi costurado pela minha mãe, porque eu não sei mexer na máquina de costura e quase quebro tentando colocar a tal bobina...
A técnica de pintura com giz de cera sobre tecido eu vi aqui:
Você passa ferro quente por cima da pintura depois, para que a cor não saia na lavagem. Eu coloquei um papel sulfite em vez do papel manteiga... Tomara que não dê problema...

Tirado de uma de meus desenhos da minha história "A cidade de Preto" (ou "Welcome to Black City"), abaixo:
Este é o desenho que gerou o da sacola, já de uns tempos atrás mas que finalizei a nanquin só nessa data do canto.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Caixinha de costura

Agulhas, carretéis de linha, botões, pedaços de fita de cetim, linha de crochê, etc. etc. Esta é minha caixa de costura que aprendi a fazer no programa Mais Você, há alguns anos atrás, deveria estar na 8ª série... Fiz uma para a minha mãe naquela época para dar de presente do dia das mães.

Esta caixinha foi feita com papelão, retalhos de pano, pedaços de linha de lã, lantejoulas em forma de flor, pedaços de elástico, no meio metade de uma caixa de pasta dental... Digamos que foi uma reciclagem, artesanato feito com sucata (caixas de papelão e sobras de tecido).

Esta foto mostra como a caixa fica fechada. Fechamos ela com elástico. E a tampa depois.
Tecido violeta/lilás/roxo (uma das minhas cores preferidas, dá para notar pelo design do blog, né?) com estampa de ovelhinhas, que foi comprado e utilizado para fazer pijama de verão, ele é leve e liso.

Colei (com cola quente) pedaços de linha de lã e lantejoulas no lugar das emendas, servindo para dar um acabamento decorativo.
Gosto de fazer esses tipos de trabalhos manuais. Queria poder fazer minhas próprias roupas, não só customizá-las ou costurar eventuais buraquinhos ou pregar botões fugitivos... Queria poder fazer tanta coisa ao mesmo tempo que acabo não fazendo praticamente nada. Muita ansiedade...
Um pouco animada :)
Fazer postagens diários é meio trabalhoso...