domingo, 11 de janeiro de 2026

Compra de tecido estampado para fazer cadernos sketchbooks

Tecidos estampados
Muitos tecido estampados 

Depois de muito tempo estou postando os cadernos que fiz com estes tecidos no Instagram e lá na minha loja da nuvemshop!

Fui na loja de armarinhos, me deu um surto e comprei vários pedaços de tecido tricoline para fazer capas de caderno! As temáticas eram girassol e cultura japonesa, mas também teve caveira, dentes, urso panda, arco-íris, guarda-chuva, coelho, folhas, floral... Comprei pessoalmente pois na Internet não encontrava tecidos com estampas que queria. Ainda bem (ou não para meu bolso) que encontrei uma bela quantidade de material. 

Tecidos na mesa

No total devo ter feito mais de 100 cadernos (ainda não contei). A maioria sem pauta, folhas lisa e com gramatura alta para servir de sketchbook (caderno de esboços, rabiscos, para desenho). Comprei papel couchê para usar canetas marcadores, ele não transfere para o outro lado da folha, mas tem o porém de ser muito liso, não absorve a tinta com velocidade, você tem que tomar cuidado para não passar a mão em cima e borrar.

Matei a vontade de fazer cadernos. Gosto bastante de ter cadernos, então aprendi a fazê-los pela Internet, primeiro em blogs procurando em como fazer cadernos estilo Moleskine, depois aprendendo no canal gringo Sea Lemon. Hoje em dia tem muitos lugares para se aprender. Tem vários tipos de costura. No começo de 2024 fiz um curso online do canal Make My Memo (foi muito proveitoso, depois farei uma postagem sobre o curso e meus cadernos feitos nas aulas).

Tecidos cortados

Uma das coisas que me surpreendeu no curso de encadernação era que os tecidos de algodão não eram ideais para se trabalhar! Como já tinha visto que tinha cadernos com capa de tecido achei que era o ideal, no entanto temos que fazer a "laminação", colar em um papel antes de colar sobre a capa de papelão. 

Outra coisa que faço e não é o comum, é reaproveitar o papelão ondulado (as de caixa) para se fazer capa de caderno em vez do papelão cinza (holler, papel paraná ou panamá). Eu fazia com caixa de cesta básica, então era um papelão bem resistente. 

Mesa do ateliê 

Aos poucos, ou não tão pouco assim, fui comprando meus materiais para encadernação. Réguas, gabaritos, berço, agulhas de bordar e curvas, agulhão, base de corte... Antes eu improvisava várias coisas, ou por falta de dinheiro ou por falta de disponibilidade ou informação. Não sei se é bênção ou maldição, mas agora temos uma enxurrada de informação sobre tudo e mais disponibilidade. Acho que só o dinheiro que não cresceu... 

Parte da mesa do ateliê 

Acabei comprando material para fazer gravações, mas até hoje não saiu vídeo no YouTube... A passos bem lerdos vão saindo os projetos do lugar, por exemplo, a loja online! Agora se vai vender bem são outros quinhentos... creio que deveria fazer vídeos para o pessoal ficar com vontade de comprar!

Este ano as coisas voltaram a se engrenar, mas a caminhada é lenta. Tudo para que possamos manter as coisas em equilibrado! Geralmente quem corre acaba derrubando tudo no chão! Então vamos manter a calma!

Tecidos colados no papelão 

É preciso de muita paciência. Cada passo necessita de seu tempo para secar. Assim, acabo fazendo um monte de uma vez...

Papelão sendo preparado 

Enquanto eu fazia os cadernos, eu ia assistindo as lives gravadas da Pritt, do canal Japão Nosso de Cada Dia e do canal Meu Dia Comum. Nessa época eles estavam andando bastante de bicicleta, então fiquei com vontade de andar também. Comprei uma bicicleta, fiquei dando voltas na praça pra me acostumar, mas o objetivo que era andar até o trabalho não rolou... Assim, a bicicleta ficou encostada...

Tecido colado com cola branca 

Tinha comprado um rolo de espuma, mas ele estragou muito rápido, depois vi os rolinhos de fibras (não lembro o nome) que são os de pintar parede, esses sim me deram grande satisfação para passar cola no papelão!

Tecidos estampados tricoline 

Quem quiser ver ou comprar os sketchbooks estão no meu Instagram @marisolmaryline e na minha loja: https://marisolmaryline.lojavirtualnuvem.com.br 
 

E aí? Gostou de saber um pouco sobre meu processo? Também ficou com vontade de fazer seus próprios cadernos ou já faz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário