domingo, 13 de julho de 2008

Testando diferentes pinturas

Como aqui em casa quase todo mundo saiu da escola (a exceção sou eu) sobraram giz de cera, canetinhas, lápis de cor, e até um pouco de tinta guache, decidi que vou gastá-los em minhas ilustrações. Afinal, eu não tenho mais aulas de educação artística, e não tem como gastar tudo isso. E aqui em casa a gente não costuma jogar as coisas fora, é um tremendo desperdício! Por isso estava testando que tipo de pintura iria ficar melhor, quer dizer, qual eu me adaptaria.

Todos os Mokonas eu contornei com caneta marcador de CD, tinta permanente.


Esse Mokona foi colorido com tinta guache. Mas essa tinta eu fiz para ficar parecido com aquarela, deixei secando para depois usar. Uma técnica para o papel sulfite não fique tão enrugado é prender com fita adesiva os dois lados na mesa, bem esticado, e só depois disso começar a pintar (essa técnica foi a que eu usei, e aparentemente deu certo, mas quando eu fui scanear... lá estavam as rugas!). Outra técnica, que aprendi no curso, foi de, depois de pronto a pintura e seca, passar do lado oposto água (essa técnica não é muito eficaz), deixar a água secar (?) e colocar no meio de um caderno/livro.
Um dia desses vou tentar passar a ferro...

Esse foi colorido com giz de cera! Uma técnica que eu mesma adaptei (improvisei). Depois de pintar, tirar o excesso ou espalhar com cotonete. Era uma técnica que vi numa revista, na verdade não era com qualquer giz, era giz pastel seco, mas eu não tinha e parecia ser caro, e ainda não era com cotonete, era com um tipo de pincel com a ponta redonda.

E este foi com lápis de cor. Sem técnicas especiais. Só pintei de leve, antigamente eu usava muita força e isso me cansava a mão (hoje eu sinto as conseqüências do passado...)

Um comentário: