sábado, 2 de setembro de 2017

Boneco de Biscuit: Yoh Asakura com Amidamaru - Shaman King


Olá pessoal!
Hoje estou trazendo um trabalho de biscuit que fiz no começo do ano de 2017 (janeiro e fevereiro). Ele foi para a mesma pessoa que encomendou o Amidamaru feito em 2015, vocês podem ver a postagem do boneco do personagem feito aqui.

Para quem não conhece, biscuit é uma massa feita a base de cola branca e amido de milho, ele seca ao contato com o ar, em temperatura ambiente, também é conhecida como massa de porcelana fria.
No blog há outras peças feita com essa massa de outros personagens de animes e mangás, é só clicar nos marcadores biscuit do menu da coluna lateral ou já clique aqui.

Na postagem há muitas imagens do boneco em vários ângulos diferentes. Eu gosto de tirar várias fotos assim pois dá pra ter uma ideia melhor sobre a peça que foi feita.




de frente
 A base transparente é uma base de acrílico oval que é comprado em lojas de armarinho/artesanato geralmente ficando na parte de materiais para biscuit, pois acredito que é um material que foi criado com esse propósito de apoiar as peças de biscuit.

um pouco de lado
Como de praxe, em outras postagens, como o do Amidamaru, eu mostrei que desenho primeiro, no tamanho real em que a peça de biscuit vai ficar em um papel para servir de base. Eu monto a estrutura, um esqueleto feito com palitos de madeira e arames para que fortaleça na hora de ficar em pé, afinal, como o biscuit é feito de cola branca, ao secar ele ainda tem uma tendência elástica (já percebeu que dá pra puxar um pedaço de cola quando seca e ele estica?) e se não colocar esse esqueleto ele tende a envergar para o lado mais pesado da peça (eu já tive a experiência de fazer uma peça onde as pernas que eram finas acabassem envergando assim, e aí, uma importante lição foi aprendida: ter esqueleto é o que tem mantem em pé, caso contrário você seria uma geleia de carne no chão...).

um pouco mais de lado.
Inicialmente só o Yoh Asakura seria feito, pois o Amidamaru em forma de bola de fogo seria muito difícil de fazer flutuando ao lado. Mas eis que a tentativa foi feita e resultou nisso que vocês estão vendo nas imagens da postagem! Fiz em cima de um tubinho feito de plástico de acetato colado com supercola (super bonder). Na primeira tentativa, o tubinho foi colado na base acrílica com cola quente, porém, eis que a cola quente não era transparente, com o tempo, o bastão de cola quente fica amarelada! Então, depois de tirar a cola quente (você pode remover, depois de tirar o grosso, usando álcool) houve a salvação com o super bonder (se não desse certo não sei como seria...).

agora sim a lateral direita
 E para fazer o boneco eu fui por partes. Geralmente, para fazer uma pessoa de biscuit eu começo fazendo a cabeça, e desta vez... na verdade nem lembro se foi diferente!

virando pra trás
 Continuando a descrever o meu processo de criação de uma peça de biscuit... Há muitas desventuras quando você está fazendo algo novo ou algo em que faz um tempo que não faz e já não tem ideia de como era... Neste caso, eu sofri um pouco por causa da proporção do corpo da personagem. Aqui vai uma lição importante para mim: desenhe o personagem com a estrutura proporcional certa ou sofrerá as consequências na modelagem!

os traseiros
Aqui cito uma das desventuras que ocorreu em consequência do erro anatômico do desenho: as pernas foram cortadas!
Depois de secar e medir e olhar as imagens de referência que peguei do personagem eu notei que as pernas estavam muito compridas! Então... tive que cortar... Situação cirúrgica de diminuição de membros inferiores... (?! não pense bobagem!)

virando pra esquerda
 Outra desventura ocorrida: pés pequenos!
Então houve um aumento peni... peraí!!!! >.<

lado esquerdo
 Brincadeiras à parte, eu tive que aumentar os pés e a grossura das pernas e braços depois de seco. Como eu já tinha feito isso com o boneco que fiz do Amidamaru, isso não foi um grande problema. A minha técnica é alisar com água para que não fique parecendo varizes e estrias... Como a massa é a base de cola, para amolecer, a água ajuda muito. Ás vezes, quando você está trabalhando com biscuit a massa parece que secou e fica com marcas de digitais, eis que consigo remover um pouco dessas marcas utilizando o alisamento com água.

virando e voltando pra frente
 E eis que, para que as peças grandes não fiquem tão pesadas e demorem décadas para secar por completo, criamos (os artesãos de biscuit) a técnica do isopor! Ele é usado para a base. Aqui eu esculpi um isopor em forma de gota para depois cobrir com a massa amarela para dar forma ao Amidamaru.

olhando um pouco de cima
Algo que não deu certo e que eu gostaria imensamente que tivesse funcionado, era o pó fluorescente. É um colorante para que a massa de biscuit fique com o efeito fluorescente, coisa que não aconteceu, mesmo eu enchendo de pó para tingir a massa... Quero meu dinheiro de volta! Propaganda enganosa! >.<
Falando sério, não sei se é uma propaganda enganosa ou o pó tem data de validade, ou outra ação pode ter estragado o efeito dele. Triste ficar nessa dúvida. Se alguém souber já deixe nos comentários por favor!
O efeito era para fazer os olhos e boca do Amidamaru brilharem no escuro!

de frente novamente
 Para a pintura da espada, tipo, coisas prateadas, eu costumava pintar com tinta nanquim prateado, porém, essa tinta tinha acabado do meu ateliê... E não tinha na papelaria que fui, então acabei comprando tinta relevo prateada o que não foi uma boa ideia. Mais uma das minhas desventuras aconteceu aqui... A tinta relevo é uma cola, e cola é grudenta, e tinta relevo, como o nome diz, é relevo... Logo... não ficou liso... Tive que repintar.

virando pro lado de novo
E já estão cansados de ler? Tenho mais desventuras para contar! Eis que o verniz acrílico fosco me ludibriou as expectativas... Como ele é leitoso, é branco, e depois que seca teoricamente era pra ficar transparente, eu o usei para dar o acabamento à peça, mas eis que... Ele não ficou transparente! Em algumas partes dava pra ver marcas esbranquiçadas! E mais uma vez eu tive que repintar. Removi o verniz e repassei em uma fina camada para que não ficasse partes brancas horríveis na roupa preta do Yoh...

vista de cima
 O cabelo do Yoh foi uma loucura para descobrir como seria em 3D, tive que buscar por imagens de figures dele... Não encontrei muitos exemplos... Aí tive que imaginar um pouco (um muito na verdade) e ainda não me agradou, mas se o cliente ficou satisfeito e gostou, isso é o que importa! (não ao perfeccionismo chato de achar tudo uma porcaria! >.<9 p="">
vendo de cima
 E por último e não menos importante, as minhas considerações finais: ainda tenho muito o que aprender na arte da modelagem em biscuit!
Até andei comprando um curso online de modelagem depois dessa empreitada toda. Para quem se interessar, eis o link aqui. Só não vou falar se é bom ou ruim, porque ainda não conclui ele! Só comecei o primeiro módulo... Preciso acabar com a depressão! ò__ó9 (xô coisa ruim!)

uma GIF animada para vocês!
É isso aí pessoal! Espero que tenham gostado da postagem!
Se quiserem encomendar ou saber do preço é só enviar um email para marisolmaryline@gmail.com, responderei assim que possível! (se eu não responder em uma semana enviem de novo que eu costumo responder em alguns dias! três no máximo!)

Até a próxima! ^-^/

2 comentários:

  1. Eita, que Yoh mais difícil de sair! Ahahaha
    É interessante ler o seu relato... ele demonstra bem como criar uma peça personalizada é difícil. Pelo menos você teve paciência e, mesmo com todos esses contratempos, finalizou a peça! Tenho certeza que a pessoa irá gostar bastante <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Dá trabalho, mas aos poucos vai saindo. Acho que fazer arte assim é uma terapia, trabalha bem a paciência mesmo!
      Espero que a pessoa tenha gostado, apesar de tudo...
      Obrigada por passar aqui e comentar! Fico muito feliz com sua visita! <3

      Excluir