domingo, 27 de dezembro de 2015

Minha experiência no Ressaca Friends 2015: participando da sala temática do Fanzine Expo!

mesa de sábado: ao lado da porta

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje irei mostrar e contar um pouco de como foi minha ida ao evento nos dias 19 e 20 de dezembro (sábado e domingo). Tirei poucas fotos (e esqueci de tirar mais fotos da sala... faltou gente...)


Evento geral, para quem não conhece...


Para quem não sabe, o Ressaca Friends é um evento (menor que o Anime Friends) onde você encontra cultura do universo pop japonês (anime, mangá, música, game, etc.) e geral (agora tem séries, comics, youtubers, luta livre, etc.).


pequena ladeira

Foi a primeira vez que fui nesse evento, achei bem movimento e com atrações bem variadas, tinha muita coisa, mas não tive tempo de ver, pois fui lá pra ficar na sala temática e fiquei sem assistente (acabou que a Kari piorou de uma gripe e não pode ir). Apesar disso foi muito divertido.

segunda pequena ladeira

Transporte 


Pensei que ia ter muita dificuldade de chegar até o local, a faculdade Cruzeiro do Sul, no bairro Tatuapé em São Paulo, pois eu teria que pegar um ônibus além do metrô, mas graças ao Google Maps, achei uma boa rota. (Dica: sempre pesquisem antes de ir em qualquer lugar que vocês nunca foram antes para ter uma ideia base e perguntem ao motorista onde desce, nem sempre passageiros vão saber te informar) Consegui ficar na casa de uma amiga novamente (já abusando da generosidade) e com isso economizei na passagem de ônibus intermunicipal e horinhas de viagem.


ringue de luta

Pensei que sofreria mais por causa da mala que estava levando, estava pesada, mas comparando com o Anime Friends (primeira semana, segunda semana), acho que deixei de levar muita coisa, ou me acostumei a viajar para São Paulo... (estou amadurecendo? :3)


estava garoando no domingo

O local: sala temática


Achei que não teria tanto movimento por ser um ambiente fechado e mais restrito, porém, felizmente me enganei! Quem entrava ali realmente queria saber do que se tratava a sala, não ficavam passando reto que nem no Beco dos Artistas no Anime Friends, mas há quem entrava procurando outras pessoas, pelo ar condicionado (tinha em todas as salas, parecia uma geladeira, ainda bem que levei meu blazer!), ou pra arrumar equipamentos.


mais barracas ao fundo

As mesas eram feitas de 3 carteiras com braços, então, ficava com buracos, mas não foi um problema tão grande, eu coloquei coisas mais leves nessas área, como os prints e chaveiros, e para sentar, no meio do sábado, vendo meu vizinho do lado, peguei um pedaço da cadeira, o cantinho da "mesa" (não dá pra ficar em pé o dia todo!). 


prédio da faculdade

As salas temáticas fechavam às 18h, e no último dia, no domingo, tínhamos que arrumar as cadeiras da sala. As cadeiras da sala do Fanzine Expo não foram retiradas (outras salas eu vi que retiraram e deixaram em outro corredor), então as cadeiras que não foram utilizadas ficaram ocupando um terço da sala, mais ou menos.
Tinha um pessoal que ficava no corredor com plaquinhas para chamar a atenção, eu também fiz isso!


rampa dentro do prédio

Vendas


Eu levei um monte de coisas. Fiquei muito feliz quando vendi alguma coisa! (opa! pelo menos poderei cobrir o valor da passagem de ônibus!) E fiquei mais feliz quando os cadernos artesanais que fiz estavam sendo vendidos! (um peso a menos!). Vendi todos os que levei (2 tamanho A5 e 6 tamanho A6!). Mas não estava com um espírito muito vendedor, em uma hora eu fiquei morrendo de sono e em outra no domingo, eu fiquei morrendo de fome (é nessas horas que assistentes fazem falta! Kari porque teve que ficar doente?! ;--;), só sai pra ir ao banheiro e pegar água, ainda bem que era pertinho da sala!


mesa de sábado

Não tive tempo de anotar as coisas que vendi, mas pelas contas depois, cheguei a vender 16 exemplares do volume 01 de Hot and Cold e 8 exemplares do volume 02! E pelas contas consegui cobrir os gastos do transporte e da inscrição, mas faltou parte para cobrir os custos de produção dos produtos!


mesa de sábado

E a cada compra, quando eu não esquecia (lembro que devo ter esquecido de ter falado pra duas pessoas no início que devem ter comprado adesivos) falava para escolher um cartão de natal! E distribui os marcadores de página (tinha gente que pensava que tinha que pagar, eu não pensei em cobrar pois é um modo de propaganda, há o link do blog atrás).


mesa de sábado

Perguntas


Tinha gente que pensou que o fanzine fosse uma história yaoi e outras perguntaram se era yuri! Eu queria ter falado coisas como: você já foi na sala shonen ai e shoujo ai? Ou, esperem que um dia farei um fanzine yaoi! Ou, o fanzine de Hot and Cold não é yuri, mas nada impede que vocês shippen! <3 div="">
Tinha gente que perguntava o que era tal sala, e outra que me perguntou onde ficava a sala de jogos... e eu que não sabia de nada porque nem saía dali... ;--;


mesa de sábado

Recepção do público 


Era uma surpresa quando eu falava que era eu que desenhava e fazia aquelas coisas que estavam ali expostas! E isso me fez pensar que da próxima vez eu vá com uma faixa na cabeça escrito "eu sou desenhista", e me fez ter a ideia de fazer um cosplay de yankee, nas costas do sobretudo teria o kanji de mangaká, e no lugar do cano com sangue seria uma pena gigante com tinta nanquim! (meta pra 2016!) Teve uma mãe que quis tirar foto da filha comigo! A filha ficou com vergonha! Eu tirei na boa! Achei divertido!


corredor das salas temáticas

Revendo pessoas


E revi pessoas que foram lá no Anime Friends! Até lembro da pessoa, mas não lembro dos detalhes e não guardo nomes! (tenho que deixar anotado as coisas! @..@ tiramos fotos juntos pra que eu não esquecesse dele! :p).


corredor das salas temáticas

E a outra pessoa veio no finalzinho, quando a sala estava prestes a fechar, conversamos um pouco.
Foi legal! Estou incentivando os outros a fazer suas próprias histórias!


sala no domingo, final de tarde

Conhecendo novas pessoas


Só no final, no domingo, quando não vinha mais pessoas na sala, eu fui fazer um social. Troquei cartões (perdi um cartão que peguei ;--; eram 3: cestlaviebd.blogspot.com.br, roemesquitaart), fiz trocas de fanzines (BTS to Breathe de Rebeca Honney), trocas de livro (Diego Maryo) e troca de botton (Joãos e Joanas de Pedro Hutsch Balboni)! (precisava tirar fotos das coisas que eu adquiri nesses eventos, mas a verdade é que eu não cheguei a ler... tem uma pilha de coisas que compro e ainda que ajudo no catarse!)


sala no domingo, final de tarde

E conversei um pouco sobre impressão de fanzine, me disseram pra pesquisar uma técnica de fanzine
sem grampo, acabei encontrando esse vídeo depois: tutorial de zine sem costura com a ilustradora Brendda Lima (e acabei encontrando outros tutoriais, não sabia que existia tantos vídeos)


barracas do lado de fora

A única compra que eu fiz foi de mangás. Comprei as edições III ao VI de Romae Thermae, com 10% de desconto (não vi se outras barracas tinham preço melhor).


mais barracas

Retorno: Fanarts e comentários


E por último! O retorno que eu recebi nessa maravilhosa semana do Natal! Eu recebi um lindo comentário da Brenda que ganhou o fanzine de Hot and Cold de seu primo, e depois ela enviou fanarts feitos naqueles programas de jogos de simulação (ficaram fofos!) e o fanart do Kaio que desenhou uma Kimy no traço dele (ficou fofa! eu adorei). Depois postarei os fanarts lá no blog de Hot and Cold! Fiquei muito feliz com esse retorno! A autora da história, a Celly-chan, também ficou muito feliz!


palco ao fundo: não consegui ver a banda Sambomaster ;--;

Concluindo


Ir em eventos traz uma nova energia para você! (e para as outras pessoas!) Você tem que aproveitar para se divertir, para trocar experiências, tanto de quem está ali ao seu lado, também tentando se divulgar nesse meio de produção de desenhos e escritas, tanto de pessoas que passam por lá no evento!
E para manter o foco, pretendo lançar o capítulo 3 de Hot and Cold no Anime Friends de 2016! (vocês podem ver meu lento progresso no meu instagram!)
É isso pessoal! Espero que tenham gostado da postagem! (^-^)/


2 comentários:

  1. AHHH! Eu acompanho a muito tempo este blog, e meu deus, nunca estive tão perto da Marcela, eu estava com as pernas tão doloridas e cansada de tentar achar um espaço por entre as pessoas que não consegui subir até as salas. (Ah o arrependimento está surgindo outra vez.) A sala da fanzine é a que eu mais queria ter visitado. Por um acaso você estará neste evento outra vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tudo der certo, estarei sim! E irei no Anime Friends também!

      Excluir