Ler sempre e mais!
Segunda ilustração para CroNikk!s, esboçado a lápis e arte-finalizado a nanquim (utilizando meu pincel chinês nº6) e colorido com giz de cera.
A Ciência das Palavras
A Ciência das Palavras
Quando estava no colegial eu pensava em cursar a faculdade de letras com a finalidade de poder me tornar uma boa escritora, aperfeiçoando meus conhecimentos sobre a língua portuguesa, podendo escrever sem erros gramaticais bobos, de concordância, ter um maior domínio sobre a língua. Achava que essa faculdade iria me ajudar a progredir na escrita...
Bem... de um jeito a faculdade força o indivíduo a ter que escrever academicamente, conforme a norma culta padrão, e também a ter que ler dúzias e mais dúzias de livros teóricos como fonte de sua pesquisa para o tal do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, ou simplesmente "Tentar Concluir o Curso") sobre determinado tema que você escolherá, encontrando aspectos ainda não explorados por outros estudantes de graduação...
O que eu não estava esperando era ter que aprender a língua inglesa, além dos componentes curriculares específicos para ser professor, uma vez que é um curso de licenciatura... Terei que cumprir 400 horas de estágio - fazendo projetos, trabalhando em sala de aula junto com um professor formado numa escola pública e/ou particular, etc. - e 200 horas de OFAACs (Outras Formas de Atividades Acadêmicas e Culturais) - assistir a palestras, eventos, peças teatrais etc. e fazer relatórios, pegando os comprovantes da sua participação.
Eis a matriz curricular do meu curso:
1º semestre
2º semestre
3º semestre
4º semestre
5º semestre
6º semestre
Obs.: estou no 3º semestre... Tentarei escrever minhas impressões sobre cada um desses componentes curriculares em outras postagens no blog.
Apesar de todos esses obstáculos, desafios que me deixam deprimida-pessimista-negativista, estou aprendendo, expandindo a minha visão de mundo, ganhando experiência de alguma forma. Creio que isso me servirá para alguma coisa num futuro não tão distante que estará ligada a minha profissão. Pelo menos é nisso que eu preciso acreditar para continuar e nunca desistir...
Bem... de um jeito a faculdade força o indivíduo a ter que escrever academicamente, conforme a norma culta padrão, e também a ter que ler dúzias e mais dúzias de livros teóricos como fonte de sua pesquisa para o tal do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, ou simplesmente "Tentar Concluir o Curso") sobre determinado tema que você escolherá, encontrando aspectos ainda não explorados por outros estudantes de graduação...
O que eu não estava esperando era ter que aprender a língua inglesa, além dos componentes curriculares específicos para ser professor, uma vez que é um curso de licenciatura... Terei que cumprir 400 horas de estágio - fazendo projetos, trabalhando em sala de aula junto com um professor formado numa escola pública e/ou particular, etc. - e 200 horas de OFAACs (Outras Formas de Atividades Acadêmicas e Culturais) - assistir a palestras, eventos, peças teatrais etc. e fazer relatórios, pegando os comprovantes da sua participação.
Eis a matriz curricular do meu curso:
1º semestre
- Semiótica
- Filosofia da Educação
- Língua Brasileira de Sinais
- Língua Portuguesa: Teoria Gramatical
- Língua Inglesa: Teoria Gramatical
- Teoria da Literatura 1
2º semestre
- Psicologia da Educação
- Língua Portuguesa: Texto e Contexto
- Língua Inglesa: Gramática Contextualizada
- Introdução aos Estudos da Linguagem
- Teoria da Literatura 2
3º semestre
- Didática: Teorias e Práticas
- Literaturas Infantil e Juvenil
- Língua Portugues: Gramática Contextualizada
- Língua Inglesa: Habilidades Integradas 1
- Linguagem: Descrição e Interpretação
4º semestre
- Cultura, Religiosidade e Mudança Social
- Literatura Portuguesa
- Língua Portuguesa: Práticas de Leitura e Escrita 1
- Língua Inglesa: Habilidades Integradas 2
- Prática de Pesquisa I
- Linguagem: Discurso e Texto
5º semestre
- Literatura Inglesa
- Língua Portuguesa: Práticas de Leitura e Escrita 2
- Linguagem e Tecnologia
- Língua Inglesa: Práticas de Leitura e Escrita 1
- Prática de Pesquisa II
- Literatura Brasileira
6º semestre
- Política e Legislação Educacionais
- Literatura Norte-Americana
- Língua Portuguesa: Prática de Leitura e Escrita 3
- Prática de Pesquisa III
- Língua Inglesa: Práticas de Leitura e Escrita 2
- Literatura Brasileira 2
Obs.: estou no 3º semestre... Tentarei escrever minhas impressões sobre cada um desses componentes curriculares em outras postagens no blog.
Apesar de todos esses obstáculos, desafios que me deixam deprimida-pessimista-negativista, estou aprendendo, expandindo a minha visão de mundo, ganhando experiência de alguma forma. Creio que isso me servirá para alguma coisa num futuro não tão distante que estará ligada a minha profissão. Pelo menos é nisso que eu preciso acreditar para continuar e nunca desistir...
É duro. Mas seja forte, isso tudo é necessário...
ResponderExcluirsinceramente?
ResponderExcluirque nem uma letra de música que diz:
"irmão... é preciso coragem... irmão é preciso coraaaageeeem..."(risos)
eu não consegui terminar... não suportei as horas de estágio, não xD
Estou cursando publicidade, e nossa, devem passar uns 60%(chutando um numero alto) disso tudo que voce disse em todo o curso, e mal estou aguentando o 2º semestre...como você consegue???
ResponderExcluir...alias saber que você está estudando tudo isso me desanima T.T