sábado, 20 de junho de 2009

Livro: Crepúsculo da Magia

AVISO: PODE CONTER SPOILERS!

Imagem meramente aleatória.
Não tem nenhuma relação com o livro. (a não ser que você encontre alguma)

É que eu não tirei uma foto da capa do livro...

Informações gerais:
Título original: The Twilight of Magic
Autor: Hugh Lofting
Tradução: Edgar Magalhães
Ilustrações: Lois Lenski
Edição: São Paulo - Editora Brasiliense, 1961
Coleção Jovens Leitores
242 páginas
com introdução de Mary Treadgold

Eu estava à procura do livro Crepúsculo de Stephenie Meyer no computador da biblioteca da faculdade (com vontade de ler ele para ver se eu achava tão ruim quanto o filme*), quando eu vejo que não tinha, olho para o título "Crepúsculo da Magia", logo achei interessante ("se tem magia envolvido... deve ser legal", pensei).
A história do livro é um tipo de conto de fada. Temos a vendedora de maçãs Agnes, que todos os adultos teimam em chamar de Shragga a feiticeira; e os gêmeos Giles e Anne que pedem ajuda de Agnes para resolver as dividas de seu pai. Agnes dá uma misteriosa concha que se aquece toda vez que alguém diz algo a respeito da pessoa que está segurando-a, e se você a colocar perto do ouvido nesse instante vai ouvir, não o som das ondas do mar como deveria ser, mas o que estão dizendo sobre você. Agnes diz que a concha deve ser levada pra quem mais precisa, aí uma grande fortuna irá aparecer.
No decorrer da história Giles se torna o personagem principal (é revelado seu sobrenome: Waggonwright), o que me chateou um pouco, pois queria que fossem os dois gêmeos, não ignorando Anne para as partes mais importantes, como a entrega da concha para quem mais precisava.
E o mistério paira no final: "Seria a Vendedora de maçãs realmente uma feiticeira?"
Ela desaparece sem mais nem menos, instigando o leitor apenas imaginar onde ela estaria(!?!)

O livro é dividido em duas partes:
Livro I: (em 18 capítulos - todos os capítulos começam com uma ilustração)
I - Giles e Anne II - Shragga a feiticeira III - Lucas IV - A cabana à beira do rio V - No jardim marítimo VI - A concha murmurante VII - Miguel o cego VIII - Johannes o filósofo IX - Química e magia X - O homem que conhecia todo mundo XI - No albergue assombrado XII - A ceia na mitra de ouro XIII - O plano de Lucas XIV - Aí vem Sua Majestade XV - O rei ouve a concha XVI - A égua preta Meia-Noite XVII - A fuga para a capital XVIII - O menino-cavaleiro
Livro II: (em 15 capítulos)
I - O achador do rei II - Amizade indefectível III - Geofrey o cigano IV - No Lago Inferior V - A Princesa Sofrônia VI - A véspera do casamento VII - A grande busca VIII - Mundo maravilhoso IX - O alforge X - O bolso da túnica XI - A maré vazante XII - A prioreza de Sta. Brígida XIII - Os vigias do terraço XIV - O regresso do achador XV - O rei paga uma dívida

*Isso mesmo! EU NÃO GOSTEI DO FILME CREPÚSCULO! Não me identifiquei com a personagem principal, nem me simpatizei, nem nada. Esperava mais cenas de ação e efeitos especiais melhores.

Um comentário:

  1. Fã clube Twilight15/7/09

    é que só gente gosta de crepúsculo e insensiveis ñ

    ResponderExcluir