terça-feira, 9 de março de 2010

Letras - Habilitação em Português e Inglês

Ler sempre e mais!

cronikki-1
Segunda ilustração para CroNikk!s, esboçado a lápis e arte-finalizado a nanquim (utilizando meu pincel chinês nº6) e colorido com giz de cera.

A Ciência das Palavras

Quando estava no colegial eu pensava em cursar a faculdade de letras com a finalidade de poder me tornar uma boa escritora, aperfeiçoando meus conhecimentos sobre a língua portuguesa, podendo escrever sem erros gramaticais bobos, de concordância, ter um maior domínio sobre a língua. Achava que essa faculdade iria me ajudar a progredir na escrita...
Bem... de um jeito a faculdade força o indivíduo a ter que escrever academicamente, conforme a norma culta padrão, e também a ter que ler dúzias e mais dúzias de livros teóricos como fonte de sua pesquisa para o tal do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, ou simplesmente "Tentar Concluir o Curso") sobre determinado tema que você escolherá, encontrando aspectos ainda não explorados por outros estudantes de graduação...
O que eu não estava esperando era ter que aprender a língua inglesa, além dos componentes curriculares específicos para ser professor, uma vez que é um curso de licenciatura... Terei que cumprir 400 horas de estágio - fazendo projetos, trabalhando em sala de aula junto com um professor formado numa escola pública e/ou particular, etc. - e 200 horas de OFAACs (Outras Formas de Atividades Acadêmicas e Culturais) - assistir a palestras, eventos, peças teatrais etc. e fazer relatórios, pegando os comprovantes da sua participação.

Eis a matriz curricular do meu curso:
1º semestre
  • Semiótica
  • Filosofia da Educação
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Língua Portuguesa: Teoria Gramatical
  • Língua Inglesa: Teoria Gramatical
  • Teoria da Literatura 1

2º semestre
  • Psicologia da Educação
  • Língua Portuguesa: Texto e Contexto
  • Língua Inglesa: Gramática Contextualizada
  • Introdução aos Estudos da Linguagem
  • Teoria da Literatura 2

3º semestre
  • Didática: Teorias e Práticas
  • Literaturas Infantil e Juvenil
  • Língua Portugues: Gramática Contextualizada
  • Língua Inglesa: Habilidades Integradas 1
  • Linguagem: Descrição e Interpretação

4º semestre
  • Cultura, Religiosidade e Mudança Social
  • Literatura Portuguesa
  • Língua Portuguesa: Práticas de Leitura e Escrita 1
  • Língua Inglesa: Habilidades Integradas 2
  • Prática de Pesquisa I
  • Linguagem: Discurso e Texto

5º semestre
  • Literatura Inglesa
  • Língua Portuguesa: Práticas de Leitura e Escrita 2
  • Linguagem e Tecnologia
  • Língua Inglesa: Práticas de Leitura e Escrita 1
  • Prática de Pesquisa II
  • Literatura Brasileira

6º semestre
  • Política e Legislação Educacionais
  • Literatura Norte-Americana
  • Língua Portuguesa: Prática de Leitura e Escrita 3
  • Prática de Pesquisa III
  • Língua Inglesa: Práticas de Leitura e Escrita 2
  • Literatura Brasileira 2

Obs.: estou no 3º semestre... Tentarei escrever minhas impressões sobre cada um desses componentes curriculares em outras postagens no blog.

Apesar de todos esses obstáculos, desafios que me deixam deprimida-pessimista-negativista, estou aprendendo, expandindo a minha visão de mundo, ganhando experiência de alguma forma. Creio que isso me servirá para alguma coisa num futuro não tão distante que estará ligada a minha profissão. Pelo menos é nisso que eu preciso acreditar para continuar e nunca desistir...


3 comentários:

  1. É duro. Mas seja forte, isso tudo é necessário...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15/3/10

    sinceramente?
    que nem uma letra de música que diz:
    "irmão... é preciso coragem... irmão é preciso coraaaageeeem..."(risos)

    eu não consegui terminar... não suportei as horas de estágio, não xD

    ResponderExcluir
  3. Estou cursando publicidade, e nossa, devem passar uns 60%(chutando um numero alto) disso tudo que voce disse em todo o curso, e mal estou aguentando o 2º semestre...como você consegue???


    ...alias saber que você está estudando tudo isso me desanima T.T

    ResponderExcluir