terça-feira, 9 de março de 2010

Letras - Habilitação em Português e Inglês

Ler sempre e mais!

cronikki-1
Segunda ilustração para CroNikk!s, esboçado a lápis e arte-finalizado a nanquim (utilizando meu pincel chinês nº6) e colorido com giz de cera.

A Ciência das Palavras

Quando estava no colegial eu pensava em cursar a faculdade de letras com a finalidade de poder me tornar uma boa escritora, aperfeiçoando meus conhecimentos sobre a língua portuguesa, podendo escrever sem erros gramaticais bobos, de concordância, ter um maior domínio sobre a língua. Achava que essa faculdade iria me ajudar a progredir na escrita...
Bem... de um jeito a faculdade força o indivíduo a ter que escrever academicamente, conforme a norma culta padrão, e também a ter que ler dúzias e mais dúzias de livros teóricos como fonte de sua pesquisa para o tal do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, ou simplesmente "Tentar Concluir o Curso") sobre determinado tema que você escolherá, encontrando aspectos ainda não explorados por outros estudantes de graduação...
O que eu não estava esperando era ter que aprender a língua inglesa, além dos componentes curriculares específicos para ser professor, uma vez que é um curso de licenciatura... Terei que cumprir 400 horas de estágio - fazendo projetos, trabalhando em sala de aula junto com um professor formado numa escola pública e/ou particular, etc. - e 200 horas de OFAACs (Outras Formas de Atividades Acadêmicas e Culturais) - assistir a palestras, eventos, peças teatrais etc. e fazer relatórios, pegando os comprovantes da sua participação.

Eis a matriz curricular do meu curso:
1º semestre
  • Semiótica
  • Filosofia da Educação
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Língua Portuguesa: Teoria Gramatical
  • Língua Inglesa: Teoria Gramatical
  • Teoria da Literatura 1

2º semestre
  • Psicologia da Educação
  • Língua Portuguesa: Texto e Contexto
  • Língua Inglesa: Gramática Contextualizada
  • Introdução aos Estudos da Linguagem
  • Teoria da Literatura 2

3º semestre
  • Didática: Teorias e Práticas
  • Literaturas Infantil e Juvenil
  • Língua Portugues: Gramática Contextualizada
  • Língua Inglesa: Habilidades Integradas 1
  • Linguagem: Descrição e Interpretação

4º semestre
  • Cultura, Religiosidade e Mudança Social
  • Literatura Portuguesa
  • Língua Portuguesa: Práticas de Leitura e Escrita 1
  • Língua Inglesa: Habilidades Integradas 2
  • Prática de Pesquisa I
  • Linguagem: Discurso e Texto

5º semestre
  • Literatura Inglesa
  • Língua Portuguesa: Práticas de Leitura e Escrita 2
  • Linguagem e Tecnologia
  • Língua Inglesa: Práticas de Leitura e Escrita 1
  • Prática de Pesquisa II
  • Literatura Brasileira

6º semestre
  • Política e Legislação Educacionais
  • Literatura Norte-Americana
  • Língua Portuguesa: Prática de Leitura e Escrita 3
  • Prática de Pesquisa III
  • Língua Inglesa: Práticas de Leitura e Escrita 2
  • Literatura Brasileira 2

Obs.: estou no 3º semestre... Tentarei escrever minhas impressões sobre cada um desses componentes curriculares em outras postagens no blog.

Apesar de todos esses obstáculos, desafios que me deixam deprimida-pessimista-negativista, estou aprendendo, expandindo a minha visão de mundo, ganhando experiência de alguma forma. Creio que isso me servirá para alguma coisa num futuro não tão distante que estará ligada a minha profissão. Pelo menos é nisso que eu preciso acreditar para continuar e nunca desistir...


3 comentários:

  1. É duro. Mas seja forte, isso tudo é necessário...

    ResponderExcluir
  2. sinceramente?
    que nem uma letra de música que diz:
    "irmão... é preciso coragem... irmão é preciso coraaaageeeem..."(risos)

    eu não consegui terminar... não suportei as horas de estágio, não xD

    ResponderExcluir
  3. Estou cursando publicidade, e nossa, devem passar uns 60%(chutando um numero alto) disso tudo que voce disse em todo o curso, e mal estou aguentando o 2º semestre...como você consegue???


    ...alias saber que você está estudando tudo isso me desanima T.T

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Críticas, dúvidas, ou sugestões são muito bem-vindos!

AVISOS:
Os comentários são moderados pela autora do blog. Se não houver nenhum problema, serão postados e respondidos na medida do possível.

NÃO ESTOU MAIS ACEITANDO COMENTÁRIOS EM ANÔNIMO!
POR FAVOR, DEIXE PELO MENOS UM NOME NO FINAL DO COMENTÁRIO!

Caso tenha interesse em adquirir algum dos meus TRABALHOS EM BISCUIT e/ou DESENHOS mande email para marisolmaryline@gmail.com. Responderei na medida do possível.

Muitíssimo obrigada pela visita e volte quando quiser! =^.^=

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...