domingo, 2 de maio de 2010

Cadernos artesanais


Terminei de fazer, lá pelo dia 20 de outubro mais ou menos. Eu comecei a fazer no finzinho de setembro. Precisei dobrar umas 400 folhas de sulfite A4 90g/m² (um pouco mais grosso do que o 75g/m² que eu costumo comprar pra usar nos meus trabalhos, para imprimir, desenhar, etc.) Depois terminando de dobrar fui formando grupos de 5 folhas dobradas ao meio (seriam 10 folhas A5). Para cada caderno 10 grupos deste.

Cada caderno tem 98 folhas ou 196 páginas, pois 2 folhas são coladas na contracapa (com excesão de um caderno que tive que rasgar uma folha pois colei torto demais...). No total foram 8 cadernos, cada um com uma capa diferente. Usei caixa de papelão para fazer as capas dos cadernos... restos de papel de presente, papel laminado, cartolina preta, para decorar e para dar um acabamento, não deixando pontas soltas, reforçando com cola plástica artesanal (tinta nanquim+cola+glitter).

Estava pensando em fazer cadernos conforme as estações do ano.
Fiquei procurando tutoriais pela internet sobre a costura de cadernos. No fim encontrei um que era em vídeo (vídeo-tutorial "como fazer um moleskine" do blog Nana Barros), mas o tipo de costura dele era muito trabalhoso, no fim, não consegui entender direito, apesar de ter conseguido finalizar o primeiro caderno com a costura desse tutorial. Então fui procurar outro mais simples, fácil e rápido (Molespobre: Pedro Biz).

Agora que acabei fico com um pouco de dó de usá-los... ou vendê-los, se é que isso é possível. Meu irmão disse que estava bom pra vender, mas eu ainda acho que não venderia. Não sou uma boa vendedora, na época do escola eu estava tentando vender uns chaveirinhos de biscuit e a maioria me caloteou, não gostava de ficar cobrando toda hora, todo dia, era um saco... Eu era ( e acho que ainda sou) muito boba...

No entanto, se fosse para vender esses cadernos, eu venderia por 18 cada. Esse preço porque eu vi num site do Moleco - Seu caderno de bolso ecológico, que cliquei no link do blog da Nana Barros do tutorial, logo no começo da postagem sobre os Moleskines viajantes, que tem o link do projeto dos Molecos Viajantes (ambos projetos que achei muito interessantes), aí, um link puxando outro, fui espiar no Corrupiola ,um site que vende cadernos artesanais.

Nessa exploração, acabei encontrando um blog de um estudante de letras, o Lendo.org. Eu gosto de xeretear blogs, gosto de ler, mas fico com receio de fazer comentários... Tenho medo, sei lá... acho que é insegurança de expor a opinião, já que eu costumo estar mudando de lado. Talvez seja falta de informação... aí não consigo ter uma base sólida, ou o excesso de informações que me deixam confusa...

Enquanto eu deixava a cola do caderno secar em cima do processador, veio o meu irmão e meteu a mão onde não devia. Resultado: a mão dele ficou preta (cor da cola) e a capa do caderno borrado. Outra vez foi a minha mãe, meteu a mão e borrou a cola glitter laranja... mas depois ela me deu 2 ou 4 reais pra compensar... nem precisava... mas não vou insistir e ficar recusando dinheiro também.

Fui fazendo os cadernos aos poucos, nos finais de semana e nos feriados... Uma das coisas que gosto de fazer e que me distraem é o artesanato. Apesar de não ser muito caprichosa. Nunca acho que fica profissional, as coisas dos outros sempre parecem melhores... (isso se chama inveja!)
Gosto de girassóis, nessa capa temos supostas formas em papel laminado de girassóis contornados com cola glitter artesanal... Frente e verso (qual é a frente? qual é o verso?)

Estou escrevendo tudo isso pra compensar o tempo que fiquei sem postar nada (na verdade é pra se encaixar com as imagens, coisa de pessoa meio perfeccionista... ninguém tem tempo e paciência pra ficar lendo isso...)
E no final fiz uns marcadores-propaganda do meu blog e coloquei em cada caderno.

Cansei de escrever... Acho que era só isso... Tenho muitas ideias pra botar em ordem. Ah! Essas fotos foram tiradas pela câmera do meu celular, a qualidade não é muito boa, mas ficando pequenos desse jeito dá pra quebrar o galho... Deixa pra lá... Esse aí é o piso do chão do meu quarto. Não tenho tantos lugares planos, lisos e desocupados para tirar fotos de objetos. A outra ideia que tive foi em cima da minha cama, mas não era liso, as cobertas ficavam enrugadas, criavam ondas... só se eu passasse um ferro... daria trabalho desnecessário...

Caso alguém queira comprar esses cadernos artesanais
me mande um e-mail, aí poderemos fechar o acordo ;)
(dúvido que alguém esteja lendo isso...)
*aí que vergonha..*
*encoraja*
*só...*
Clique nas imagens dos cadernos para mais detalhes!





PS.: Happy Halloween!!!
(nunca consigo fazer um desenho pra essas datas... =_=")
PSS.: post originalmente postado em 31 de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar. Críticas, dúvidas, ou sugestões são muito bem-vindos!

AVISOS:
Os comentários são moderados pela autora do blog. Se não houver nenhum problema, serão postados e respondidos na medida do possível.

NÃO ESTOU MAIS ACEITANDO COMENTÁRIOS EM ANÔNIMO!
POR FAVOR, DEIXE PELO MENOS UM NOME NO FINAL DO COMENTÁRIO!

Caso tenha interesse em adquirir algum dos meus TRABALHOS EM BISCUIT e/ou DESENHOS mande email para marisolmaryline@gmail.com. Responderei na medida do possível.

Muitíssimo obrigada pela visita e volte quando quiser! =^.^=

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...