quinta-feira, 29 de julho de 2010

Livro de Nomes

Ontem li um pouco do começo de um dos livros que comprei esse ano: Dicionário de Nomes de Nelson Oliver, editora BestBolso. Achei muitíssimo interessante. Na capa está escrito "Todos os nomes do mundo", não que seja uma enganação só para fazer você comprar, mas depois que li o começo "A influência do nome sobre a pessoa", entendi porque colocaram esse "Todos os nomes do mundo". Impossível um livrinho desses ter todos os nomes do mundo, existiam e existem pessoas demais para se poder colocar o nome delas (seria interessante ver num livro o nome de todas as pessoas que existiram e existem no mundo, o mesmo seria um livro onde tudo  que fazemos é registrado). Então porque "Todos os nomes do mundo", no começo ele explica a história e significado dos nomes, dos nomes bíblicos, do hebraico, romano, até nomes originados de plantas e animais. O livro vai explicando as variantes dos nomes, nomes por fissão, patronímicos, diminutivos, etc. simplemente e curtamente, mas para se estender sobre o assunto no final do livro há bibliografia. O livro é separado por nomes masculinos e nomes femininos (assim como um dicionário bilingue).
Achei interessante o livro, era um assunto que eu já tinha procurado antes e encontrei na banca de jornais e comprei duas revistas: Interpretação dos Nomes de Bebê, editora Sampa,ed. 08 e Nomes de Bebê, editora popular, reedição.
Comecei a me interessar por saber o significado dos nomes por causa de Harry Potter, a autora, J. K. Rowling, eu li, que cada personagem tinha um nome significativo, não só para sua personalidade, mas para a trama da história. Fiquei fascinada com aquilo, nunca liguei muito para os nomes dos meus próprios personagens. A partir de então comecei a dar uma maior importância ao nomear os meus personagens.
Não só para quem tem dúvidas a que nome dar ao filho, mas também para quem tem dificuldade em nomear seus personagens fictícios, recomendo (?!) ler esses livros sobre significado de nomes, ou procurar saber desse assunto lendo por aí.
Aliás, a editora JBC, lançou um livro, faz tempo, sobre Nomes Japoneses. Parece interessante também, eu queria ter.

Um comentário:

  1. Agradeço por ter me indicado ao meme, eu vou responder e postar no meu próximo post quando eu tiver um tempinho.

    Isso dos nome é realmente interessante. Eu também tenho curiosidade em saber, eu procuro fazer isso (ver o significado) de nomes pra colocar na minha fic (pelo menos os dos nomes japoneses) mas não dá pra confiar 100% no tradutor do google nem em todos os sites da internet, mas até que dá pro gasto

    ResponderExcluir