domingo, 8 de outubro de 2017

Como foi o evento JUNDCOMICS!

Logotipo do evento

Olá pessoal!!! Hoje eu finalmente parei um pouco com as loucuras de correria dos eventos de setembro e estarei contando como foi o evento JUNDCOMICS no Sesc da cidade de Jundiaí - SP!

um pouco do movimento do evento
Para começar, vamos aos dados gerais deste evento! O JUNDCOMICS é um evento de cultura nerd e geek da cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, realizada desde 2000, ele propõe encontros e reflexões sobre games, quadrinhos, filmes, livros e séries. Este ano, em sua 11ª edição, ele aconteceu durante vários dias na programação do Sesc, em agosto a setembro teve várias atrações e atividades sendo realizadas, desde karaokê, jogos de tabuleiro, danças de kpop, apresentação de taiko, até desfiles de cosplay e estandes temáticos de figuras de ação, Harry Potter, cosmaker, Star Wars e Steam Punk, entre outros! Nos dias 2 e 3 de setembro, sábado e domingo, os autores independentes estavam expondo no ginásio de esportes, fora que também aconteceu bate-papos e concurso cosplay no palco e estandes temáticos no mesmo local. Foram mais de 70 autores independentes inscritos! Entre esses autores tinha quadrinistas, desenhistas, escritores, ilustradores, editores e até tradutores! Muita gente expondo e vendendo suas artes! E é sobre esses dois dias de evento em que participei como autora independente que irei contar!


A viagem

passei pela cidade de Itu

Eu moro em Sorocaba, minha ida e volta foram de ônibus. Na ida foram quase duas horas de viagem, a volta pareceu uma hora e meia. A viagem foi tranquila, fiquei escutando música e pensando nas minhas histórias! ^^

Achei a rodoviária de Jundiaí muito bonita, como um mini aeroporto, claro e limpo! É a rodoviária mais linda e diferente que já vi, e acho que já passei na de São Paulo e na de Boituva, além na de Sorocaba! Fiquei surpresa com a boniteza!

Gastei R$ 59,74 com as passagens de ônibus.

Para minha sorte, a Chairim, que também ia no evento como artista independente, me encontrou na rodoviária, coincidentemente, e dividimos um uber até o Sesc de Jundiaí.

Nessa viagem levei uma mala de rodinhas com uns 10 quilos e uma mochila com minhas roupas pois ficaria hospedada no Hotel Paris, usei o site booking.com para reservar o quarto, mas se tivesse ligado para lá a hospedagem ficaria mais em conta! Paguei 78 reais a diária, mas se tivesse reservado por telefone seria 65 reais! Uma coisa que fiquei triste e tentarei ficar mais esperta, disseram que pelo site eles teriam taxas a pagar nele por isso fica mais caro... (agora tive dúvidas quanto a legalidade dessa diferença de preços, pois na teoria não era para repassarem essas taxas para o consumidor)

Montagem das Mesas

pessoal montando as mesas e tirando um tempinho para ver as mesas dos outros

Chegamos lá no evento por volta das 9:15h. Quando chegamos já tinham colocado as mesas nas posições, só restando a gente colocar nossas coisas em cima dela em exposição. A mesa era do tamanho 80x80cm, me lembrou uma mesinha de boteco, colocaram nossos nomes colados na frente no canto. Algumas pessoas deixaram poster de fanart na frente da mesa. Não foi permitido levar banner para colocar atrás ou do lado das mesas.


outro lado do ginásio, parte da entrada e o centro

O evento começava às 10 horas, acho que a gente atrasou um pouco arrumando as coisas, ainda bem que as pessoas também demoraram um pouco a chegar. Depois no segundo dia deixaram o meio entre as fileiras de mesas mais espaçados para os artistas passarem e ficarem melhor acomodados.

Minha Mesa

meu cantinho com expositor da amiga Cris Camargo onde ficaram as nossas revistas e da Chairim

Como sabia que não teríamos um grande espaço (acho 80x80cm pouco) não levei muita coisa, levei as revistas de Hot and Cold: Kimy Itamini Story (onde a história é da Celly G. Mariano e os desenhos são meus); os livros Era Uma vez - um feliz para sempre (que é uma coletânea de várias história de diferentes autores com o tema de contos de fadas); e os cadernos artesanais, chaveiros, adesivos e prints que fiz. Os chaveiros estavam expostos numa arvorezinha de metal que comprei numa loja de presentes (era um porta bijuterias).
As outras revistas que estão no expositor: O último Maranishi de Cris Camargo, minha vizinha e amiga do lado esquerdo, e MareRosso da Chairim, que ficou ao lado da Cris.

Artistas: os autores independentes!

o comecinho do movimento do evento

Sempre que posso, eu aproveito a oportunidade para trocar cartões com os outros artistas. Como foram mais de 70 artistas inscritos e algumas pessoas quando passei não estavam na mesa, não consegui pegar o contato de todos (então deixo aqui a oportunidade para acrescentar os artistas nos comentários e minhas desculpas por deixar de citar alguém ou errar alguma informação).
Como sou tímida (mas me esforcei um pouco!) e também tinha que ficar na minha mesa (não deixar a vizinha cuidar de tudo!) não conversei muito com o pessoal (também não penso rápido em assuntos para conversar!), mas fica aqui um pouco do registro.

Goiabada e Queijo Branco, obra de Bruno Hamzagic 

As pessoas que não tinham cartão de visita na hora eu acabei tirando uma foto para procurar sobre ele depois, como foi o caso da foto acima.

Camila C. Poszar, amiga mangaká, tem uma pintura que admiro muito!

Também venci um pouco da vergonha e do desanimo e tirei a foto de amigos e conhecidos dos eventos anteriores!
Entre os amigos estão a Cah Poszar que estava com suas obras A Torre e Teerra e Windy, que podem ser lidos em versão em português e inglês no site Tapastic (em português aqui e aqui e em inglês tá os links dos nomes acima!), poster dos fanarts de FullMetal Achemist, Steven Universe, Ravena de Jovens Titãs, e Zelda, além de chaveiro em acrílica e colar de personagens de suas obras. Ela utiliza arte digital e aquarela nas pinturas e eu gosto e me inspiro muito!

Cris Camargo e Odete Roitman (desenhada por ela!)

A amiga Cris Camargo, que conheci através de outra amiga pela internet na tentativa de um lugar no evento da CCXP de 2016, e no fim nos conhecemos pessoalmente na 22ª Fest Comix (aliás eu fiquei devendo essa postagem,está esboçada no bloco de notas!), estava com posteres e chaveiros de fanarts variados, como Mulher Maravilha, Misaka de Ataque dos Titãs, Arlequina do filme Esquadrão Suicida, até poster de Game of Thrones e da Odete Roitman como podem ver na imagem acima, além da sua obra O Último Maranishi que pode ser lido online aqui ou no facebook.

mesa de Dadí, ela nao estava quando passei lá...

Aqui está minha pequena lista organizada dos contatos que peguei:

  1. Aguinaldo Lazarini – www.studiolazarini.blogspot.com
  2. Alan Carvalho – www.alanilustra.com; www.instagram.com/alan.ilustra; www.behance.net/alanilustra
  3. Alexandre Cavalo Dias – músico, escritor, roteirista – www.alexandrecavalo.blogspot.com.br; www.velhasvirgens.com.br
  4. Alfa 2 Estúdio – Cursos de Desenho – www.alfa2estudio.com.br
  5. Anime Fest Barueri 
  6. As Crônicas de Thelfrounlan – www.ndgcomics.com.br
  7. Baboom – Um guia ilustrado de como NÃO educar seu cão – www.facebook.com/tirinhasbaboom
  8. Bárbara Sota Moraes – www.indigoprose.carbonmade.com; www.indigo-grimoire.tumblr.com
  9. Conto de Dragões – Fabi Zambelli – www.novoseculo.com.br
  10. Crisálida – www.apoiase/woc 
  11. Daniel Batista – ilustração, design gráfico, artes sequenciais – www.danielbatista.com.br; www.facebook.com/betoeabahq
  12. Daniel Vardi – Publi Gibi
  13. Danyael Lopes – quadrinista e generalista 3D – www.danyaellopes.com.br; www.cidadaon.com.br
  14. Didi Mamushka – www.facebook.com/passarinhamatreira ; www.behance.net/didimamushka; www.instagram.com/didimamushka
  15. Digo Freitas – ilustração e quadrinhos – www.digofreitas.com
  16. Diogo Kaupatez – editor – C.3.3.
  17. EddyArts
  18. Eduardo Ferrara – ilustra – www.edferrara.com.br; ninjutsu – www.sesseidojo.blogspot.com.br
  19. Elos – www.eloshq.com.br
  20. Escape HQ – quadrinhos underground – www.escape.com.br; www.facebook.com/escape.hq
  21. Estúdio Armon – www.estudioarmon.com.br; www.facebook.com.br/estudioarmon; www.estudioarmon.iluria.com; www.youtube.com/estudioarmon
  22. Estúdio Doninha – www.facebook.com/estudiodoninha
  23. G.S.K – ilustrações e artes gráficas – Giovanni Kawano – www.behance.com/gskdesenhos
  24. Gilmar – www.cartunistadascavernas.iluria.com; www.instagram.com/cartunista_das_cavernas
  25. Gleisson Cipriano ilustração – www.gleissoncipriano.com; www.facebook.com/semracadenifida.ilustra
  26. Grupo de Artes Sequenciais – www.facebook.com/gasunesp
  27. Heromix – www.heromix.com.br
  28. Isaac Tiago – Apto. 23 – www.micotrigo.com.br
  29. Joaquim Costa Neto – designer 
  30. Jorge de Barros – Ton Albuquerque – Capanga!
  31. Juvechi Design – www.juvechidesign.com
  32. Kikomics – www.kikomics.com.br; www.facebook.com/kikomicsquadrinhos
  33. Larissa dos Anjos – www.facebook.com/umaraposaesuastintas; www.behance.net/desanges
  34. Laudo Ferreira – desenhista e roteirista de quadrinhos – www.quadroimaginario.blogspot.com.br
  35. Lexy Comics – www.instagram.com/lexy_soares_hq; www.socialcomics.com.br/vida-de-inspetor-de-alunos/0; www.lexysoares.blogspot.com; www.facebook.com/lexyquadrinhos
  36. Marcos Venceslau – www.quadrinhosinquietos.blogspot.com.br
  37. MareRosso - www.marerossocrisalida.blog/apoie
  38. Marina Oliveira – www.behance.net/marina-arts; www.facebook.com/marinaoliveira.art; www.instagram.com/marinaoliveira.art
  39. Michel Ramalho – www.michelramalho.com
  40. Mico Trico Quadrinhos – www.facebook.com/micotrigo
  41. Noite Escura – Veludo dos 9 infernos – www.facebook.com/veludodos9infernos; www.instagram.com/veludodos9infernos; www.catarse.me/veludodos9infernos_p1
  42. Os Arquivos dos Casos de Demetrius Dante – www.will.blog.br ; www.facebook.com/will.sideralman; www.petisco.org/demetriusdante
  43. Paulo Batista – www.blog-o-criatura.blogspot.com; www.facebook.com/pbatistacartum; www.facebook.com/pbeditorial
  44. Píbola – www.pibola.com; www.facebook.com/pibolacom
  45. Pleroma Editora – www.pleromaeditora.com.br
  46. Rafael Marçal – www.vacilandia.com
  47. Roe Mesquita – www.roemesquita.com; www.likeasirpress.com
  48. Ser Ilustra – Daniel e Gabriela – www.facebook.com/ser.ilustra; www.instagram.com/ser.ilustra
  49. Sergio Biscaldi – Festa no Salão – ilustrações de Renan de Oliveira 
  50. Tiras de Humor Salário Mínimo - www.tirasdehumor.com.br
  51. Universo Caricatozine – www.facebook.com/mega.cla69
  52. Walter Junior – www.walterjunior.com.br
  53. WAW livros – Lembranças de Chuteiras – Histórias de Carnaval -www.facebook.com/wawlivros



Fabi Zambelli com seu livro Conto de Dragões
A mesa da escritora Fabi Zambelli estava muito atraente com enfeites de dragões, e até um micro dragão de papel numa esfera! Me chamou a atenção uma moça com algo de literatura fantástica e voltei para adquirir o meu exemplar do livro (mostro com mais detalhes sobre as minhas compras e trocas mais embaixo nessa postagem). A autora é muito simpática e me apoiou comprando o fanzine de Hot and Cold!

Lígia Zanella, desenhista e quadrinista também de Sorocaba - SP

A Lígia Zanella é uma autora que conheci pela internet com sua webcomic shoujo mangá GO!GO!GO! Felicity, ele foi concluído e ela está trabalhando atualmente em Calendar, um josei mangá, além de ter outras obras ilustradas e tirinhas. Ela possui uma loja virtual, então quem se interessar, pode adquirir suas obras e produtinhos como ecobags, posteres e cartões postais. Gosto muito do traço dela e as histórias não ficam atrás! 

o escritor Oscar Nestarez 

editor Diogo Kaupatez da editora C.3.3.

Mais uma coisa que me chamou a atenção foi essa mini exposição de origamis! E o editor e tradutor Diogo foi bem conversante! Ele me disse que tem muitas obras japonesas boas em que os direitos para tradução e publicação são muito em conta mas que não são tão conhecidas por aqui. Comprei o livro O quarto tesouro de Todd Shimoda que ele traduziu e tem mais detalhes nas compras mais abaixo da postagem!

pedaço da mesa de Victor Gáspari

Aliás... esqueci de fotografar mais pessoas conhecidas e comprar um livro que estava com uma campanha no catarse e que ajudaria uma ONG de animais lá no evento (;--;)
Uma dessas pessoas que esqueci de fotografar foram a Lucy Fidelis e o Roe Mesquita. São artistas que conheci em eventos anteriores no Ressaca Friends e Anime Friends. Fiz a compra dos quadrinhos deles na loja virtual Like a Sir que agora se tornou Coletivo Dente de Leão. Uma das minha vontades era fazer resenhas desses autores de quadrinhos nacionais e independentes. Então mais para frente talvez eu faça uma postagem sobre as obras que comprei deles.

o quadrinista Will

Também não tirei uma foto do escritor JP Schimidt, que já encontrei bastante nos eventos do Ressaca Friends e Anime Friends. Ele tem um livro com base nas campanhas de RPG que ele teve ao longo dos anos, ainda não tive oportunidade de ler nada, mas se quiserem conhecer eis a página do facebook das obras dele.

Eddy Fernandes e Adriano Gon

Neste evento eu conheci pessoalmente o Eddy Fernandes que estava com obras dele e do Estúdio Armon na mesa e revi o Adriano Gon que conheci através da NHQ e que conheci pessoalmente na Fest Comix. O Adriano Gon estava com posteres, além das edições de ONE SHOT mangá BR.

Larissa dos Anjos e Didi Mamushka
E lá no evento também vi pessoalmente a Didi Mamushka artista que conheci pela página do facebook O Sabiá Matreiro, tive a sorte de ganhar no sorteio da página! E também conheci a vizinha e amiga dela Larissa dos Anjos que além de ilustradora tem dotes de artesã, estava com cadernos e bonecos superfofos na mesa! Morri de vergonha de falar com elas, mas fiquei muito feliz de conhecê-las! As duas tem obras que me encantaram e consegui fazer troca com elas! *^* (detalhes nas compras mais abaixo na postagem)

Estandes

bruxos da Grifinória no evento

Não deu para ver com detalhes pela presa que estava, mas deixei registrado nessas fotos um pouco do que vi dos estandes temáticos. Esse era o de Harry Potter, eu gosto muito desse mundo! Fez parte da minha adolescência!


Edwiges!

No centro do ginásio estavam expostos esses montes de cabeças! O pessoal estava tirando fotos com os capacetes de stormtrooper e do Darth Vader, pelo que vi podia mexer neles.


estande de Star Wars

estande de cosmaker, quem faz acessórias para cosplay

estande de Steam Punk, eles tem um canal no youtube: www.youtube.com/ocanalsteampunk

estande de Figures Actions

varal de fotografias dos Figures Actions

varal de fotografias, são todos Figures Actions

Desculpem pela falta de informação sobre essa parte, mas acabei não pegando nada dos estandes, só passei dando uma olhada por cima, mas na página do JUNDCOMICS dá pra ver muito mais!


Cosplays

Essas são algumas fotos dos cosplays que tive a coragem de pedir pra tirar foto! Eles passaram na frente da minha mesa! Muito perfeitos!

Ladybug com um mini Cat Noir! achei um amor!

Mulher Maravilha e um soldado da Umbrella Corporation

Ray com BB-8

A Bela e a Fera, casal mais que perfeito!
Novamente, vocês podem ver mais fotos dos cosplays que estavam no evento na própria página do JundComics! Eram muitos e de vários lugares: séries, filmes, desenhos animados, animes e até versões dos personagens, gender bender, furry... Enfim! Tinha muita coisa!

Palco

um dos primeiros bate-papos, sem muita platéia, começo do evento

Um dos bate-papos que teve no domingo e eu consegui ouvir um pouco foi as moças do Canal da Haru e do Ler antes de Morrer (se eu não estou enganada), falaram sobre literatura, um pouco sobre as adaptações, o que o público estava lendo, e sobre como foi a ideia para fazer o canal delas. Também tinha um bate-papo sobre games e das competições que cresceram com o tempo, falaram que não imaginavam trabalhando com isso, mas que atualmente conseguiam com o tamanho do crescimento dessa área.


Concurso Cosplay

começando o concurso cosplay

ao lado do palco

Juntava muita gente para ver o Concurso Cosplay. O apresentador era o Batman. Ao lado tinha os jurados. Cada cosplay se apresentava falando um pouco do seu personagem e de como fez a fantasia, a caracterização, e no final fazia as poses. Nos dois dias teve o concurso, aconteceram à tarde. Tinha duas categorias: kids e adulto.
O resultado do concurso de sábado não me agradou. Não sei qual foi o critério usado pelos jurados, mas não achei justo... tinha cosplay com roupa mais bem trabalhada, cheia de detalhes!

Guilherme Briggs

muita gente para ver o dublador Guilherme Briggs

palco com o dublador Guilherme Briggs

No palco também teve uma conversa com o dublador Guilherme Briggs. Ele falou sobre como era ser dublador dos personagens que ele já fez, conselhos sobre quem quer seguir essa profissão, entre a conversa ele fazia brincadeiras de dublagem de personagens, atendias a pedidos um tanto inusitados da platéia e respondia algumas perguntas. Depois, para quem quisesse fazer mais perguntas, tirar fotos e pedir autógrafos podia mas... tinha que entrar na fila! A fila ficou bem grande, dava meia volta no ginásio!

Compras e Trocas!


livro de Fabi Zambelli: Conto de Dragões com direito a brinde de mini chaveiro do livro e marca páginas!

livro com dedicatória/autógrafo! guardarei com muito carinho!

livro embrulhado do "O quarto tesouro" de Todd Shimoda, com encadernado sobre kitsune e dois origamis de brinde!

no meio do livro veio um origami de flor!

livro "O quarto tesouro" de Todd Shimoda desembrulhado e com marca páginas!

o gibi mais barato do evento! apenas 50 centavos!

A Semente Rebelde, cartão e par de brincos da Didi Mamushka

fanzine "Sirena, nos conheça" de Didi Mamushka

livrinho embrulhado pela Larissa dos Anjos! muito lindo!

a parte que mais me encantou do livro "O pequeno livro dos pequenos prazeres da primavera" de Larissa dos Anjos

Vida de Autor Independente!

pulseira de identificação dos autores independentes, passe para o camarim!

Acabei esquecendo de levar minha garrafa de água, mas ainda bem que lá no evento do Sesc eles tinham um camarim, tinha água, café, biscoito e frutas para os artistas! Nunca fui num evento tão chique assim! Fora isso, é a primeira vez que eu tive ajuda de custos! Me pagaram em vez de eu pagar pela mesa! Todo evento podia ser assim! É duro ser autor independente! As minhas vendas foram fracas, e conversando com outros autores eles também tiveram poucas vendas... Mas apesar disso foi divertido!

Considerações finais

evento JundComics! Ufa! Acabou!

Foi muito animador ter participado desse evento! Apesar de não ter desfrutado tão bem, ver as coisas com mais detalhes, mais calma, e com mais informações sobre as atrações e dos próprios artistas, posso dizer que aproveitei!
Espero que esta postagem tenha dado uma ideia melhor de como é participar num evento como autor independente! Eu, antes de começar, não tinha quase nada de informação sobre isso, então quero compartilhar o máximo de minhas experiências para quem quiser também se aventurar por esse mundo!
E para quem não quer se aventurar como autor independente, que tenha uma ideia de quanto é trabalhoso, porém satisfatório interagir com o público e socializar com outros autores!

E ainda estou devendo contar sobre os outros eventos que participei!!! Então até a próxima pessoal! (^-^)/

4 comentários:

  1. Que bacana, Má! Amei saber como é um evento na visão de um artista... dá muito trabalho! Cada vez admiro mais vocês <3

    Quero voltar aqui com mais tempo, para poder fuçar cada página de artista que você citou. Desses, eu acho que conheço apenas o Daniel Batista, que é ótimo, aliás! Gosto muito do trabalho dele, assim como o trabalho do GAS (eu me formei na UNESP também, mas ~na minha época~ ainda não existiam iniciativas como essas! eheheh).

    Quando eu vou em eventos, também tento vencer a timidez e interagir mais... fico feliz que você tenha conseguido vencer a sua e tenha aproveitado o evento! Que os outros tenham sido igualmente maravilhosos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Lu! Você realmente está sendo um incentivo para eu continuar postando aqui no blog! Eu tenho muita preguiça e também um pouco de receio de postar coisas de evento assim porque na minha cabeça alguém que estava lá pode achar ruim, mas estou me esforçando pra superar essas barreiras!
      E até eu vou voltar nessa postagem pra ver essa lista de contatos! Até hoje não consegui ver tudo do primeiro evento que participei como artista, e isso foi em 2015!

      Excluir
  2. Adorei conhecer sua visão.
    Eu amo esses eventos, mas nem sempre consigo dar a atenção devida =/
    Fui na comic con e tinha várias mesas de artistas por lá e só consegui olhar metade. QUERIA TRAZER TUDO CLARO hauhauhauhauahuhuaha

    <3 AMei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clayci! Obrigada pelo seu comentário! <3
      Eu tenho a impressão que também não consigo aproveitar todo o evento! Tem tanta coisa e tão pouco tempo! Temos que escolher o que olhar e fazer, mas é uma indecisão!

      Excluir