domingo, 13 de março de 2016

Boneco de Biscuit: Amidamaru - Shaman King

Amidamaru
Olá pessoal! Como vocês estão? Já faz muito tempo não? *tirando teias e espanando a poeira do blog*
Hoje estou finalmente trazendo para vocês as fotos da minha última encomenda de biscuit feito em setembro e outubro de 2015! Estou trazendo o boneco de biscuit que fiz do personagem do mangá e anime Shaman King: o Amidamaru!
Quando peguei essa encomenda eu aproveitei e fui assistindo aos episódios do anime, eu tinha assistido alguns episódios na TV Globo, passou de sábado, se não me engano apenas os 3 primeiros episódios, depois, infelizmente, cortaram da programação. Como eu tinha visto dublado, fui pegar o legendado, achei muito estranho a voz do Manta! Parece a voz do Meowth em japonês! (@..@) ~ Depois fui assistir tudo dublado.~ *
Tirei muitas fotinhos do processo e fiquei com muitas dúvidas de como iria editar as fotos, mas eis que finalmente arranjei vontade e eis que também fiz uma GIF animada:


Abaixo uma infinidade de fotos:

Aqui antes de ser empacotado e enviado para seu dono em SC!
Peça finalizada e pronto para ser enviada! 
Abaixo segue as fotos do processo (mas isso não é um tutorial gente, é só para matar um pouco da curiosidade de como eu fiz a peça).

esboço do Amidamaru que fiz para pegar o tamanho
Palitos de madeira ajudam o boneco de biscuit a ficar bem firme e não envergar as pernas por causa do peso do corpo!

Depois coloquei a massa da cor da pele por cima do branco.
Também utilizo pedaços de arame para ficar dentro da estrutura e manter a firmeza da peça de biscuit. Aqui os arames foram colocados nos braços.

As espadas foram feitas... e também faço sujeira...
Para que a peça não fique com marcas de remendos eu costumo alisar passando um pouco de água. esse processo pode acabar sujando a peça, principalmente se você está lidando com a cor preta, mas é só dar uma passada com um paninho úmido para tirar o biscuit que ficou sujando a outra parte. Abaixo vocês podem ver que ficaram com partes pretas no tórax, braço, antebraço e pernas, mas é só dar uma passada com pano úmido que essas partes saem depois, afinal, como o biscuit é feito com cola branca, ela se dissolve com água.

"estou sem braços!!!"
Eu fiz em frente da minha janela. Cada parte feita eu espero secar bem para depois poder trabalhar em outra, não tendo o risco de amassar e estragar as partes. Precisa de tempo para secar, o sol e o vento podem ajudar a acelerar o processo de secagem.

aqui já comecei a pensar que parece um taichou 
 Ainda pensando em como ficará a posição dos braços. Um momento difícil, pois minha mente estava pensando em colocar ele prestes a desembainhar a espada. E como eu faria isso? <(>__< )'>

cadê as mãos?!?!? 
A parte dos rasgos é uma das partes que acho divertido. Eu "rasgo" a massa, tiro pedaços dela nas pontas. Ainda preciso aperfeiçoar a parte das dobras das roupas (e todo o resto também).

massinha de modelar nos pés para o boneco não cair!
Para manter o boneco em pé eu coloquei calços de massa de modelar (aquela escolar feita de cera que não endurece).

há algo de errado nesse rosto...
 A capa branca (não sei que nome dar a essa peça de roupa que ele veste) foi aberta com rolo de macarrão (isso mesmo!).
As mãos são partes que acho difíceis de fazer (nunca ficam boas, mas um dia conseguirei a perfeição! ou não!).

a "tortura" dos olhos
 De alguns ângulos a gente percebe que as coisas não andam tão certas... Precisei aumentar os pés depois.

vendo como andam as medidas
O boneco tinha mais de vinte centímetros. (com o cabelo espetado então é claro que ficou maior!)
Já colocando a armadura nos braços. Para fazer a parte dos braços fiz um molde de papel para que eu pudesse fazer todos os hexágonos mais ou menos do mesmo tamanho. Abri a massa e fui cortando os hexágonos.

colocando a armadura!
Tive um pequeno contratempo ao fazer as ombreiras... Eu acabei deixando estas secarem muito fechadas e não deu tão certo na hora de montar uma em cima da outra... O biscuit não é tão flexível, então tive que mergulhá-los na água para ver se voltavam a ficar um pouco mais moldáveis... Foi uma melequeira só (não façam isso em casa crianças! só pessoas muuito recicleiras tentam fazer essas gambiarras)

ainda estou sem a cabeleira!
A parte da armadura perto dos pés foi outra que tive que fazer um molde de papel para depois recortar, mas não consigo entender tão bem como seria a forma da armadura... Peguei muitas imagens de referência para fazer (em certas partes até tentei tirar uns prints o anime que eu estava assistindo, mas foi difícil pegar os pés dele...)

já com um pouco mais de cabelo
Acho divertido e difícil fazer os tuchos de cabelo! Nessa parte do cabelo eu fiz cortes com tesoura. Também corto a massa com estecas que vendem nas lojas de armarinhos, ferramentas próprias para biscuit.
Também é difícil de entender essas tiras brancas da roupa que são uma espécie de emenda... (não entendo até hoje, mas acho legal).
As imagens de referência eu vejo todos no meu notebook.

vendo um pouco mais da mesa de trabalho!
E ali está o rabo do cabelo! Foi difícil fazer... Os tuchos do cabelo ficavam descolando...
Eu deixo guardado as massas num pote, além de estar envolvido com papel filme, para que elas não sequem.

o pote e a cola acabaram se tornando um calço pro boneco
Essas ombreiras se tornaram um problema mais tarde...
Para que as partes se encaixem bem eu uso cola branca.

rabicó colado!
Para conseguir a cor desse cabelo também não foi fácil. É um azul que vai para o roxo... e meio cinzento...

está quase lá!
O brilho dos olhos foram pintados com minha caneta da unipin branca (se não me falha a memória, mas normalmente uso nanquim branco nessas partes).

quase pronto!!!
Para as partes brancas das ombreiras, coloquei um pedaço de palito de madeira para que ficasse firme e sustentasse o peso. Dois pedaços em cada ombro, pensei que iriam ficar frágeis, mas até que ficaram bem firmes.

faltando os retoques finais!
Colei ele numa base de acrílica transparente (que vendem em lojas de armarinho) para que não tenha o risco de cair só se sustentando com os dois pezinhos...

de ladinho
Coloquei mais mechas de cabelo... porque né... (é um samurai punk! :p)

do outro ladinho
Os detalhes da armadura foram pintados com tinta nanquim dourado.

virado de costas
 E para o acabamento final foi passado uma camada de verniz acrílico fosco! Meu irmão tinha comprado esse verniz fosco! Eu achei superbacana pois não fica cheio de brilho, aí dá aquele efeito de figure.

boneco pronto!
Para tirar foto peguei um papel kraft para se destacar da capa branca (normalmente so um fundo branco). Ainda preciso aprender a tirar fotos mais decentes e comerciais. Não me dou bem com o foco de luz...

com flash!
Sofrendo para tirar as fotinhos... Com flash ou sem?

sem flash!
E sofrendo para editar no photoshops... Não sei se minha tela escure muito, aí nunca sei quando a imagem ficará muito escura ou clara!

pose três quartos...
 Mas eu gosto muito de usar brilho e contraste nas fotos! Tem que destacar a peça!

olhando para a direita
Nesse processo todo fazendo o Amidamaru acabei assistindo ao anime inteiro, mas como eu tinha lido um pouco do mangá (algumas edições e não em sequência), eu senti falta de muitas coisas. O anime suaviza várias partes que eu tinha achado bem macabras no mangá, como o caixão de espinhos da Rosemaiden. Achei falta de personagens e batalhas e fiquei com vontade de ler o mangá (mas não encontrei inteiro para baixar...)

de costas
E toda vez que eu faço uma peça não sei quanto cobrar direito... Não gosto de cobrar muito pois acho que é uma alternativa para quem não pode comprar o produto oficial, mas também tem que se pensar que é um trabalho artesanal único... Trabalhos artesanais são trabalhosos! (acabei pesquisando sobre isso e achei uma postagem bem interessante aqui)

três quartos para a esquerda
E hoje eu fiz esse template com uma marca d'água do logo do blog do ladinho e não no meio, assim fica menos poluído a imagem. Por enquanto eu gostei assim. Com o tempo a gente vai melhorando as coisas.

olhando para a esquerda
 Ainda tem meia dúzia de imagens e estou sem assunto...

de frente
Eu tinha usado caneta nanquim marrom para delinear as marcas do "tanquinho" e das marcas do rosto do Amidamaru, mas acabei tirando com um pano úmido. De acordo com meu irmão as marcas do rosto deixavam ele muito velho...

esse ângulo eu gostei
 Eu usei a massa que eu ainda tinha guardado na geladeira, mas como deve ter ficado há mais de um ano lá a massa ficou dura. Para amolecer a massa eu deixei mergulhada na água. Não façam isso em casa crianças! É uma melequeira danada! E é bem trabalhoso pois tem que ficam amassando até dar o ponto. (mais trabalhoso que ir comprar massa nova ou fazer uma nova porção)

de cima
Eu tinjo a massa de biscuit em vez de pintar depois, só pinto no caso de pequenos detalhes como o brilho dos olhos e partes douradas como na armadura. No entanto, quando você tinge a massa, na hora de secar ela fica diferente, normalmente fica mais escura, no caso de ser preto, a massa mole pode parecer cinza escuro, mas quando seca fica bem preto.

de baixo
Para se ter uma noção de como ficou embaixo das ombreiras, uma vista de outro ângulo. Tive o trabalho de ver e tirar as partes "sujas" até embaixo das ombreiras da armadura.

mais embaixo
A capa é outra coisa que me deixou cabreira pois ficou cheio de pequenas bolinhas (deve te sido porque utilizei uma massa velha..) Nas fotos isso não aparece. Tentei alisar com água, mas não deu certo.

as roupas "de baixo"
E acabaram as sessões de foto pessoal! Espero que tenham gostado!
Até a próxima! Bye! (^-^)/

5 comentários:

  1. Kawaii desu! XD Moça voce esta de parabens! Tem um dom banaca demaaais!!! Nao pare de fazer este trabalho, pois esta faltando gente criativa no mundo! ^^v

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigada pelo seu comentário Juliana! Isso me incentiva muito! *^*

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo obrigada pelo seu comentário Juliana! Isso me incentiva muito! *^*

    ResponderExcluir
  4. Ainda faz e envia? Como posso comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tomate! Infelizmente não estou pegando encomendas no momento e não tenho previsão de retornar! Obrigada pelo seu interesse!

      Excluir