quarta-feira, 15 de julho de 2015

Primeira semana no Anime Friends 2015!

assistente Kari se apresentando! v^-^>

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje irei contar um pouco de como foi essa primeira semana que vivenciei vendendo meus fanzines pela primeira vez num evento!


na fila dos estandistas

Lugar: como chegar?

Minha maior preocupação foi chegar até lá. Como sou de Sorocaba fica um tanto caro ir e voltar todos os dias, então consegui ficar na casa de amigos que moram na cidade, mesmo assim fiquei um tanto nervosa em me perder (e eu até que me perdi um pouco). Nunca tinha andado no ônibus de São Paulo, é diferente dos modelos daqui. O bom é que aceita dinheiro e eu não fiquei estremida como numa lata de sardinha!
Na fila ficamos meio perdidas. Tinha várias filas e o pessoal também não sabia orientar muito bem, não sabiam o que era Beco dos Artistas, então a gente falava estandista, expositor, etc...

mala em cima da cadeira para não molhar

Mala: um peso volumosamente pesado!

Outro fator que me deixou preocupada foi a mala! Levei uma mala de rodinhas que devia estar pesando mais de 15 kg! Por conta disso deixei de comprar os livros e quadrinhos do pessoal. Estava até pensando em pegar quando vendesse meus fanzines que desocuparia um pouco de espaço, porém, eu estava com uma mochila e uma bolsa de mão e ainda adquiri uma bolsa térmica no evento e a blusa que estava usando também fazia muito volume. Acabei não comprando nada além de coxinhas e mupy. Levei água, chá na garrafa térmica, biscoito integral, salgadinhos ebicen, roupa de frio (estava esperando muito frio!), mantinha, muitos fanzines (38 cópias do 1º volume de Hot and Cold, 29 do 2º volume, e 24 cópias de Gotha) livros (6 exemplares de "Os irmãos Gato Téo e Léo"), chaveiros, pasta com artes, aquarela e folhas...

água por todo lado!

Decepções: investimento por água abaixo! 

Quando chegamos lá as mesas que iríamos ficar estavam enfileiradas uma ao lado da outra na beirada do barracão. A primeira coisa que pensamos quando vimos aquilo? Se chover estamos ferrados! Na sexta-feira não choveu, mas no sábado... Foi triste... O pessoal do Beco dos Artistas empurrarou as mesas um metro e meio (mais ou menos) para frente a fim de não pegar chuva, no entanto teve uma rajada pequena de vento que jogou um pouco das coisas de nossa mesa no chão. Ainda bem que a chuva não foi pior e parou mais para a tarde do dia. Tínhamos goteiras (não caindo em cima da gente ainda bem!) e o chão debaixo do barracão ficou um tanto alagado, com muitas poças de água e pouquíssimos lugares secos.
As fotos de divulgação do Beco dos Artistas eram provavelmente do ano passado, tinha um espaço como se fosse um mini-stand com plaquinha no alto com o nome do artista. A taxa de inscrição foi de R$ 200,00 nesse ano.
interessados no trabalho venham!

Mesa: Vendas e Feedback!

Quanto às vendas, domingo foi o dia com mais movimento e vendas. Sexta-feira (como de praxe) acabou sendo o dia que abriu mais tarde e com pouco movimento. Sábado teve mais movimento que sexta-feira, no entanto numa certa altura do dia o movimento já caiu (e foi o feliz dia da chuva!).
Foi bom conversar com as pessoas sobre nosso trabalho, mas o que mais chamava atenção eram as peças de biscuit do Sem-rosto e do Totoro na minha parte da mesa (mas eles não estavam sendo vendidos, estavam só de enfeite para indicar os preços). Distribui meus cartões de visita, mas não deve ter chego a 100 pessoas que passaram por lá. Mesmo que tenha vendido pouco (não cobre os gastos da viagem) fiquei feliz de ter gente que realmente veio perguntar sobre os fanzines e se interessou em comprar, isso me deu uma nova energia que precisava para continuar desenhando!
E gatos fazem um certo sucesso também! O livro "Os irmãos gatos Téo e Léo" teve 4 exemplares vendidos no evento. Quanto aos fanzines... eu perdi as contas... Não que tenha sido muito vendido, mas... eu não fiquei contando... Acho que é uma coisa a se marcar! Vamos aprendendo aos poucos com essas experiências.
Na minha mesa deixei o Yuujinchou (caderno dos amigos do anime e mangá Natsume Yuujinchou) para que as pessoas deixassem seu nome, recado ou desenho. Depois postarei o que o pessoal fez! Fiquei feliz com isso também! E somente uma pessoa comentou que conhecia o anime (preciso divulgar esse anime! ele é muito bom pra ninguém conhecer!)

Kari desenhando!

Movimento: enquanto não vinha ninguém...

Nós desenhamos! Kari ficou desenhando bastante (mais que eu, eu fiz uma aquarela no sábado e outra no domingo, depois postarei as aquarelas feitas) e até aquarelou os chibis dos personagens dela e isso chamava a atenção das pessoas. O pessoal também perguntava sobre as técnicas dos desenhos, a Kari levou seu portifólio para que pudesse ser folheado pelas pessoas que passavam por lá. 


Troca de ideias com os artistas

No sábado a Kari conseguiu comprar expositores para revistas e placas (não sei como chamar os negócios) de acrílico na loja Daisho do bairro da Sé (dica do nosso vizinho). 
Eu apenas troquei fanzine com a Lígia Zanella, e troquei cartões de visita com o pessoal do Beco.

mesa da Ligia Zanella
 E eu tirei as fotos com permissão de ninguém... Só pegando o pessoal agindo bem naturalmente! :3

mesas do Beco dos Artistas
 A ideia das plaquinhas eu achei bem bacana, mas não aderi a ela.

mesas do Beco dos Artistas
 E ao fundo éramos observados pelos militares... Do outro lado da cerca... (lá no gramado há uma pessoa com uniforme de camuflagem)

mesas do Beco dos Artistas
Eu acabei não tirando muitas fotos... Não sou uma pessoa muito fotógrafa...

mapa do evento, panfleto distribuído na entrada

Passeio: dando umas voltinhas pelo evento

Tinha muita coisa por lá. Vários cosplays, sebos de mangás, mangás em promoção, mangás importados (não só em japonês, mas outras versões, não sei se era francês, mas era outra língua!)... Queria ter encontrado alguma coisa de Natsume Yuujinchou, procurei um pouco nos estandes das lojas, mas não tinha o Nyanko-sensei... E na sexta-feira andei um pouco com minha capa da Akatsuki e máscara do Tobi na cabeça (porque se eu colocasse no rosto não ia ver as coisas direito) e uma pessoa aleatória me puxou do nada e tirou uma selfie comigo (devia ter dado um cartão de visita, mas pensei só bem depois). 
Também era a primeira vez que fui no Anime Friends. Não vi todos os lugares, basicamente fui até a parte de comida, e partes desconhecidas (que não sei o que era, se era de game, só sei que quando passei uma pessoa se jogou no chão do nada...) e parte dos mangás... e banheiro (mas devo ter ido só umas duas vezes nesses 3 dias que fiquei por lá).
Tinha uma parte de exposição de LEGO, medieval, palco de karaokê, salas temáticas de tokusatsu, sala yaoi, um sofá gigante para divulgar o filme do Homem formiga para você sentar e tirar fotos, um estande de jóias com os pingentes dos Cavaleiros do Zodíaco, estande de Harry Potter, estande da Planeta DeAgostini com Star Wars, cadernos da Jandaia, estande da Editora Draco, da Panini, da Editora Sampa, mesa de tabuleiro, estande de frozen, estande de salgadinho Glico... Essas são algumas das coisas que me lembro... Mas realmente eu não olhei para as coisas muito bem... 

voltando para casa, mais ou menos umas 18h no domingo

Conclusão: voltarei nos dias 17 e 19!

No domingo a Kari teve que partir cedo, às 13h, aí o resto do dia fiquei sozinha. Acabei não saindo da mesa e achei que até consegui me virar. Como acabei não comprando nada e não vendo muito do evento, decidi retornar lá na sexta-feira e no domingo!

mesa solitária
Bem, é isso aí pessoal! Espero que tenham gostado da postagem e matado um pouco da curiosidade (para quem não foi). E muitíssimo obrigada ao pessoal que passou na nossa mesa (minha e da Kari) para prestigiar nosso trabalho! 

5 comentários:

  1. Olá!
    Primeiramente, parabéns pelo trabalho. Pelo seu relato, fica fácil perceber que ele é feito com muito amor, planejamento e sacrifício. Ser artista no Brasil é muito complicado, e o amor pelo que se faz é o impulsiona, né?

    continuarei acompanhando.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeff!
      Muitíssimo obrigada pelo comentário! A vida não é fácil, mas temos que seguir com as coisas que gostamos e em que acreditamos!
      Continue a acompanhar o blog sim! Será muito bem vindo aqui! ^--^/

      Excluir
  2. Lembro bem como foi complicado pra mim, estar pela primeira vez em São Paulo. Mesmo com amigos, senti muitas dificuldades por que não sabíamos usar o metrô e tudo mais. Mas foi uma experiência enriquecedora.

    Sério? $200? Estou perplexo, e jamais aceitaria. Fanzineiro não é empresário gente. Que horror.

    Minha primeira vez vendendo foi desastroso. Sério, um banho de água fria. Mas sim, vale pelas pessoas que realmente estão interessadas em saber e conhecer.

    Amei o post!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Takamura!
      Muitíssimo obrigada pelo comentário!
      Achei o preço alto, mas se pensar que pagaria 50 pela entrada no evento, e foram 6 dias, e pude levar a Kari também, então não fico mal por isso, foi uma experiência!
      Passei tantos dias que me acostumei com o metrô. Só ficava preocupada em pegar um vagão muito cheio... Medo de não dar tempo de sair!

      Excluir
  3. Achei os seus relatos sobre o evento muito legais. Ser fanzineiro é um aventura, não?
    Eu admiro. Olha, com este post acompanhei pelo seu olhar um pouco do que eu gostaria de ver pessoalmente, quem sabe um dia.

    Pelo o que vi, você tem muito material, muita produção!

    Obrigado por compartilhar conosco as suas experiências!

    ResponderExcluir