quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Campanha de Incentivo à Leitura

Olá pessoal!
Fui indicada pelo Rodrigo Marques do blog de tirinhas MEMO à participar dessa campanha.
Como funciona? O blog indicado tem que indicar livros para leitura, também indicar outros 10 blogs para aderirem à campanha, não esquecendo de usar a imagem oficial da campanha acima. É como uma corrente entre blogs, como os tais selos que circulam por aí.

Os livros que eu recomendo são:

  • Assistente de Vampiro, de Darren Shan
  • Wake, de Lisa McMann
  • Kafka à Beira-Mar, de Haruki Murakami 


Assistente de Vampiro é o segundo livro da série A Saga de Darren Shan. Eu li quando estava no último ano do ensino fundamental. Peguei na biblioteca da escola. Adorei o livro e quis ler o resto da série, mas infelizmente não encontrei nenhum outro na biblioteca. Procurei também nas outras bibliotecas da cidade, mas não encontrei. De uns tempos mais recentes fui ver se havia para comprar, não encontrei. A editora Rocco que traduziu essa série de livros, o primeiro em 2001, então parece estar esgotado para venda nas livrarias, difícil de se achar por aí, mas quem tiver a oportunidade de ler, eu recomendo. A história se passa com um garoto, Darren Shan, que acabou indo parar no Circo dos Horrores (nome do primeiro livro da série, que aliás andei pesquisando e pareceter um filme de 2007). Faz tempo que li (uns 7 anos) então não lembro muito bem dos detalhes, minha memória é péssima, mas algumas coisas ficaram como o fato do protagonista ter ficado amigo de um menino-cobra, e de ter se tornado um vampiro em decorrência da história do livro anterior (acho que ler os livro sem ordem alguma não prejudicaria o entendimento da série no todo, isso é bom), e por isso ter de ir no circo dos horrores. Um dos diferenciais, que eu gostei, é que o vampiro usa as unhas para cortar a sua presa (animais) para sugar seu sangue, em vez dos dentes.

Wake (Despertar) é um livro que acabei comprando na Bienal do Livro de São Paulo, em 2010, porque eu não tinha levado uma blusa mais grossa, estava ficando muito frio, e se eu comprasse o livro por 20 reais eu levava uma camiseta da série (promoção de lançamento!). O livro é o primeiro de uma trilogia. A história é contada em primeira pessoa pela protagonista Janie, uma garota de 17 anos que tem o estranho poder de entrar, sem controle algum, nos sonhos das pessoas. É uma leitura leve e rápida, agradável, não achei clichê às histórinhas de adolescentes, muito pelo contrário, pois pelo final do livro você espera que o próximo seja uma aventura maior, com mais ação.

Kafka à Beira-Mar é um livro que me chamou a atenção pela capa (assim como a maioria dos livros que eu pego ao acaso), um lindo desenho de carpas. A leitura desse livro já é mais densa que os outros dois que indiquei. Ele tem 578 páginas, e a história tem várias referências literárias e simbólicas. Tem um toque sobrenatural/surreal, e de mistério, que eu gosto muito. A história segue uma narrativa diferente do que costumo ler, em um capítulo ele está sendo narrado em primeira pessoa pelo jovem protagonista, no outro a narrativa muda para a terceira pessoa e o foco é outro personagem que está relacionado misteriosamente com o protagonista, e o próximo capítulo retorna à narrativa do protagonista e assim sucessivamente. Quase no final da história você acha que os caminhos de ambos personagens poderão se cruzar.

E aqui vão os blogs que indico para a campanha:

  1. Tatsu Estúdio
  2. Minha Obras
  3. Ycaro Seikyo
  4. Just Animes e Mangás
  5. Mundo Algaia
  6. Dragon Densetsu
  7. Oniguiri Wonderland
  8. Joaninha Platinada
  9. Vida Poema Eterno
  10. Hudson Desenhos Variados
Considerações sobre essa campanha:
Bem, achei isso muito legal, pois gosto de ler, comentar e recomendar livros que li, e saber o que os outros estão lendo é muito interessante. Quanto à parte do incentivo à leitura... A leitura não fica só restrita aos livros. Hoje temos a internet com seus blogs de opinião, publicações independentes online, sites de jornais e revistas, e ainda existem os e-books. Fora que não lemos somente palavras, também lemos imagens, uma vez que as letras são imagens. Podemos ler uma porção de coisas que não ficam só no impresso. Podemos ler os gestos das pessoas. Então a leitura é uma questão de prática. Para muitas pessoas, ler livros pode ser algo bem chato, nada prazeroso, mas é porque não foram incentivadas dessa prática de ler as palavras. Cada palavra tem um significado além, e isso pode provocar muitas interpretações, diversas visões sobre uma mesma coisa. Nos livros, as histórias contadas podem provocar a imaginação do leitor, e isso é o bom de se ler. Então aqui eu só indiquei livros que contém palavras, sem ilustrações a não ser os da capa, mas acho que qualquer tipo de leitura está valendo, não só de livros, pode ser de quadrinhos também.
O importante é que todos tenham uma boa leitura e que possam tirar algum proveito de entretenimento, relaxamento, ampliar seus conhecimentos e visões de mundo!

6 comentários:

  1. Nossa, achei a história de como você comprou Wake ótima XD. Incentivo a leitura sempre é bom. E que surpresa eu tive de ver meu blog na sua lista, pode deixar que eu vou aderir a campanha ^^

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou dessa minha história, no final acho que acabei não usando a camiseta de Wake, fui no banheiro da Bienal para colocar, mas estava cheio, acho que só no ônibus na volta para casa que havia colocado ela no meu colo...
    Coloquei seu blog na lista porque ultimamente é um dos que eu mais escrevo comentários. ^^'

    ResponderExcluir
  3. obrigada pela indicação Marcela ^_^

    assim que possível eu vou participar com um post, beijos =*

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da campanha :D
    Obrigada pela indicação!
    Tentarei participar em breve! \o/

    ResponderExcluir
  5. WOOW!! Fico lisonjeado com a indicação ^^ amanhã eu indico os livros( se bem q vou ficer na duvida pois são tantos), mas quantos livros tem que indicar? e tem q colocar a sinopse tbm, igual vc fez?

    Abraços ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Densetsu! Acho que você pode indicar quantos livros você quiser e acho que colocar sinopse é opcional, mas acho bom você escrever algo sobre o livro para que outras pessoas possam se interessar em ler, por isso escrevi algo a respeito dos livros que indiquei.

      Excluir

Fique a vontade para comentar. Críticas, dúvidas, ou sugestões são muito bem-vindos!

AVISOS:
Os comentários são moderados pela autora do blog. Se não houver nenhum problema, serão postados e respondidos na medida do possível.

NÃO ESTOU MAIS ACEITANDO COMENTÁRIOS EM ANÔNIMO!
POR FAVOR, DEIXE PELO MENOS UM NOME NO FINAL DO COMENTÁRIO!

Caso tenha interesse em adquirir algum dos meus TRABALHOS EM BISCUIT e/ou DESENHOS mande email para marisolmaryline@gmail.com. Responderei na medida do possível.

Muitíssimo obrigada pela visita e volte quando quiser! =^.^=

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...