sexta-feira, 27 de julho de 2012

Desenhos de agradecimento

E finalmente... os desenhos de agradecimento que prometi! \o/
Esse será um looongo post! Farei um pouco de propaganda dos trabalhos dos 21 que me ajudaram a ganhar o concurso do Ju-sama, e irei explicar um pouco(?!) do processo de criação de cada desenho. Deu trabalho, mas foi muito divertido fazer cada um deles!

Em ordem de comentários, eis o primeiro:

Esse desenho foi feito para o Takamura do blog Tatsu Estúdio
O Takamura faz lindos desenhos com lápis de cor e foi exatamente isso que me deu inspiração para o desenho que fiz para o concurso! ^^ 

O pedido que recebi foi uma fanart do fanzine Love Affair. Como eu não li não saberia dizer qual seria meu personagem preferido da história, então decidi fazer todos os personagens.
A minha ideia original era colocá-los deitados olhando para o céu com as mãos sendo ligado por laços (deu pra entender?). Não encontrei nenhuma imagem de referência do que eu queria para a pose, então acabei usando uma mais próxima da minha ideia... na verdade não deu nada certo, achei que ficou superestranho, a pose saiu bem diferente da imagem que usei... mas...
Na hora de contornar com a Pena G (para quem não sabe, esse foi o prêmio do concurso *--*) foi outro desastre que não deu nada certo... Quer dizer... a tinta passou a folha (sulfite de 75g/m²) e eu fiquei arranhando com a pena pelo papel... mas no final achei que não ficou tão ruim, e eu gostei do resultado. O desastre que não deu nada certo foi a minha tentativa de me gravar usando a pena G. Estava fazendo isso com a câmera do meu celular, mas não deu para converter o vídeo, não deu para editar colocando música de fundo nem nada. Aí eu pedi emprestado a câmera digital do meu nii-san, mas a resolução não era tão boa quanto eu imaginava... aí desisti da ideia, já estava com mais da metade do desenho pronto nessa altura da coisa...
Colorir foi outra coisa que não deu certo... Estava colorindo enquanto assistia ao filme Hanami, versão dublado que estava passando na amostra internacional de cinema na tv Cultura, e comecei com a cor de pele, e depois fui colorindo as flores. O que não deu certo foi eu ter passado mal no dia seguinte, ficando de cama e deixando os desenhos de lado por uns dias... Depois de me recuperar, terminei de colorir, mas a dificuldade foi escolher a cor das roupas. Mal tinha desenhado as roupas dos personagens... mas no final não ficou tão ruim, e para tentar melhorar, usei nanquim branco para dar uns efeitos (pingos e cabelo). Outro problema que encontrei foi a digitalização. Achei que se perdeu muito das cores, então tentei ajustar um pouco no photoshop.

Esse desenho foi feito para a Bruna do blog Minhas Obras. Nesse blog ela mostra seus desenhos nos mais diversos materiais (visitem o blog dela para ver!).

O pedido foi uma fanart das personagens de Os Ágatas, tirinhas que a Bruna faz. E já estava mesmo pensando em desenhar a Brenda (à esquerda) e a Mara (à direita).
A ideia para a pose logo me surgiu ao ver a imagem numa revista. Acho que se encaixou perfeitamente para a personalidade das duas! ^^

Esse desenho foi feito para o João Paulo Hergesel, que tem um blog sobre literaturas infantil e juvenil, a Joaninha Platinada. O João é um exímio escritor, escreveu o livro "Anilina, ZigueZague e Désirée", publicado pela Editora Patuá


O pedido foi uma caricatura. ele nem pensava que eu ia fazer mesmo, mas eu fiz!
O desenho foi feito a partir de uma foto dele. Acabei escolhendo essa por causa do boné. (e porque estava no perfil dele no momento que comecei a rabiscar).
Não fiz nenhum adorno de fundo (não ia colocar flores, porque ia ficar feminino), então só coloquei uma borda.


Esse desenho foi feito para a Débora. Ela se formou em Letras junto comigo (um dos poucos alunos que foram para colação de grau...). Ela trabalha como revisora de texto.


Eu mandei uma mensagem perguntando para as pessoas o que elas queriam que eu desenhasse. A Débora não fez questão de desenho algum, mas eu decidi fazer uma caricatura em mangá para ela! (tomara que ela goste).

Esse desenho é para outra ex-colega de facu: Rose. O TCC dela foi sobre o gênero literário Epitáfio (sim aquele texto que colocam na lápide!). Ficou muito interessante o trabalho dela.

Ela tinha me pedido uma caricatura dela com jaqueta de motoqueira, e não sei porque eu fiquei imaginando que teria que desenhá-la em cima de uma moto (ia ficar legal, mas daria um trabalho danado, motocicleta tem muito detalhe). Sorte que ela me mandou uma foto.

Esse desenho foi feito para Mayza, outra ex-colega da facu. (acho que acabei conseguindo tantos comentários por ter divulgado no facebook....) O TCC dela foi sobre Poesia Concreta.

Outra caricatura em mangá! Fiz as caricaturas, mas ficava pensando se estava parecendo com a pessoa.
Aumentar o olho da pessoa muda tudo...

E esse desenho foi feito para a Yumi Moony, autora do fanzine Sigma Pi. A história é um shoujo mangá com toques de química! *--* O mais legal de tudo é que a Yumi usou o fanzine para o trabalho de conclusão de curso dela sobre quadrinhos para divulgação e ensino de ciências.

Esse é um fanart de Sigma Pi, era para ser o professor Otávio quando mais jovem e o Sir Thomas(o cachorro, acho que ele deve ser um labrador). Adoro personagens secundários, que não aparecem quase nada e são bem descontraídos ou misteriosos, porque aí a gente fica imaginando e torcendo para que ele apareça mais vezes! Sigma Pi é um fanzine que gosto muito e já fiz outros fanarts dele (aqui e aqui) e tirinhas (aqui e aqui). (aliás, eu acho que é o único que comprei e estou acompanhando...)


Esse desenho foi feito para Jennyfer. Eu não a conheço e não tive oportunidade de conversar com ela, mas ela tem um blog onde posta seus desenhos e estava participando do concurso do Ju-sama também. 


Eu perguntei para ela o que ela queria que eu desenhasse e ela respondeu que poderia ser uma fanart de qualquer personagem de Kuroshitsuji. Eu tinha desistido de assistir esse anime porque achava que era muito fanservice yaoi e eu não ia aguentar ver, mas por causa desse pedido, eu insisti e assisti os 26 episódios. O anime é engraçado, mas... eu não gostei... e não sei explicar direito o porquê... tenho vontade de matar o Sebastian. Mas dei uma olhada no mangá, e achei mais interessante. Talvez se tivessem contado melhor o drama da Madame Red, mostrado a Elisabeth lutando com espadas, mostrado a mãe dela também, e o kouhai do... esqueci o nome daquele shinigami... deixa pra lá... Bem... eu acabei fazendo um fanart da Elisabeth. Não ficou tão ruim porque eu copiei, e ficou com partes estranhas porque eu inventei.


Esse desenho foi feito para o Cristiano. Ele tem muitos quadrinhos no DPZINE e teve também os quadrinhos dele publicados na revista Desenhe e Publique Mangá da editora Escala. Uma das histórias que eu mais gostei de ler na revista foi o Sem Palavras. Eu estava me correspondendo por e-mail com ele e nem sabia disso. 
De tanto conversar, eu quase esqueci que ele fazia quadrinhos (e com outras pessoas também foi assim). Então decidi fazer um fanart de Sem Palavras. A ideia me veio por pensar na última página da história, o que aconteceria depois? Por que destacar aquela marca na testa da garota?
Usei uma imagem do artbook de Tokyo Baylon como referência.

Esse desenho foi feito para o Pablo. É um amigo, ex-colega de Web Design.

Eu perguntei e ele pediu um fanart do Happy de Fairy Tail (eu assisti a alguns episódios aleatórios e li os 3 primeiros volumes do mangá, é muito legal, mas eu não consigo acompanhar).
Eu não ia desenhar o logo de Fairy Tail, mas eu tinha que desenhar o símbolo da guilda.

Esse desenho é uma caricatura da Celly-chan. Ela é a escritora de Hot and Cold, o fanzine que estou desenhando. Ela tem um blog sobre animes, o Frases e algo mais, e uma página do facebook, o Dicas da Celly-chan. (aliás também fiz uma fanpage

A Celly-chan me pediu uma caricatura para ela usar como foto de perfil, mas... acho que não ficou muito bom...

Esse desenho foi feito para o Fuyuki. Ele é o autor de Ichigo Cake, um yonkoma. Ele tem um blog também! Visitem lá! o/

Como eu já estava meio sem criatividade, eu desenhei a capa do primeiro capítulo de Ichigo Cake (que me enganou, eu pensei que a história se tratava de um café ou algo assim, mas é o cotidiano muito louco de uma garota colegial) só para saber como ficaria no meu (suposto) traço.

Esse desenho foi feito para a Ângela, uma amiga, ex-colega de Web. ^^ Ela faz lindas esculturas temáticas para festas de aniversário.

O pedido foi uma fanart do Ryuho, de Saint Seya Omega, com o meu traço. Eu assisti um pouco do anime, e vi o Ryuho (e sinceramente ele me lembrou o Shun! que filho do Shiryu o quê!).

Esse desenho foi feito para o Antonio Alan. Também não o conheço e não tive oportunidade de conversar muito, mas ele tem um blog e tem seus projetos de mangá.

O desenho pedido da vez foi um original, porque eu estava pergunta pro pessoal se eles queriam caricatura, fanart ou um desenho original. Uma parte do que ele me escreveu"Quero ver uma arte em que você transmita seus sentimentos mais profundos e encante os olhos de quem vê!" 
Não sei sobre sentimentos mais profundos ou encantamentos de olhos, mas... faz tempo que eu queria desenhar meus personagens nessa pose. Eles são de um projeto meu chamado Cinza (que por enquanto eu só tenho o plot e umas ideias anotadas, mas, para ter uma ideia melhor, ou não, a história se passa no mesmo mundo de SONHOS).


Esse desenho foi feito para o Edu-chan. Ele também desenha, tem um blog com suas poesias, o Chá com Silêncio, e outro com suas customizações de bonecas, o Ningyou - Plastic Doll


O pedido foi uma caricatura dele com sua personagem Kikushima. 
Usei uma imagem do artbook de Tokyo Babylon para me ajudar a desenhar a pose deles.

Esse desenho foi feito para o Wilson Kohama. Ele é o autor de World Police, quadrinho da editora Crás. Ele tem um blog e também outros quadrinhos.

Também por falta de criatividade, fiz uma fanart de World Police, usando uma ilustração do próprio Wilson.
Só para saber como ficaria no meu traço também...

Esse é um desenho feito para a Laís Tomaz, ex-colega de escola. Não tenho falado com ela, então não sei o que ela anda fazendo de bom por aí... Mas ela me ajudou comentando, foi uma surpresa (esse é o poder do facebook, eu acho...)

Não lembro se ela me respondeu, mas acabei fazendo uma caricatura em mangá dela.

Esse desenho foi feito para o Cafofo dos Magos (!).

Foi uma caricatura dele com a armadura de áries.
(é gente, eu tô ficando cansada, mas calma que já tá acabando!)

Esse desenho foi feito para o Julio. Ele tem um blog, o Bacurau, onde posta seus desenhos.

Eu peguei esse personagem do blog dele, acho que é um personagem original. (não tenho certeza, não perguntei pra ele).

Esse foi feito para o Rodrigo. Ele tem um blog, o Rodrigo SketchBook, onde posta seus trabalhos, e um blog onde ele posta as tirinhas do Memo.

Eu perguntei para ele e o pedido foi um fanart de MEMO. E eu já estava pensando em fazer um fanart, pois os personagens são muito fofos e as tirinhas muito engraçadas. 

E por último:
O desenho para o Osvaldo... mas... eu não o conheço... e tentei contatá-lo, mas eu não recebi nenhuma resposta. Então, por favor, se alguém aqui o conhece, por favor, escreva nos comentários! >.

Eu peguei o link do blogger dele e lá tinha o blog TUDO PRA VOCÊ, e no banner estava o Kouga de Saint Seya Omega, então decidi desenhá-lo.

E é isso aí pessoal. Espero que tenham gostado (e se não gostaram danem-se! vão ver outras coisas que a vida é muito bela e curta pra você estar enfurnado em casa na frente do PC!) º--º/

33 comentários:

  1. Minha nossa.Imagino a trabalheira para carregar todas essas imagens o.o
    Os trabalhos ficaram lindos.Você já sabe qual eu gostei mais u.u ...rsrsrsrs.
    Espero que não se importe ,mas eu coloquei o fanart no blog dos Ágatas.
    Parabéns.
    Imagino que todos gostarão dos desenhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, deu um trabalho danado fazer esse post cheio de imagens, mas ainda bem que não me perdi na sequência (por pouco quase carreguei a mesma imagem).
      Não me importo não de você colocar lá no seu blog, até acho legal, vou lá ver depois e comentar! ^^/

      Excluir
  2. Que lindo ficou meu desenho, amei ^^
    Eu respondi sim, fui que pedi a caricatura, rsrs.
    Eu conheço o Osvaldo, fui eu que pedi pra ele comentar lá =]
    Obrigada pelo desenho! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís! Que bom que gostou! *--*
      Era tanto desenho que nem mais lembrava quem pediu o que @__@
      Você conhece o Osvaldo? Então pode me fazer o favor de avisá-lo sobre o desenho? Ficaria grata! ^^

      Excluir
  3. Quero agradecer de coração pela bela ilustração. Fiquei até emocionado quando vi meus queridos de Love Affair coloridos e lindos por sua mãos. Adorei tudo, em especial as cores e a composição dos personagens.

    Muito obrigado querida, de coração. Já coloquei lá no blog ^^ não resisti♥!!!
    Takamura do blog: Tatsu Estúdio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *--*
      Isso me alegra muito a continuar desenhando!

      Excluir
  4. nossa so tenhu uam coisa a dizer u..u esta magnifico nooooooossa seu traço esta completamente lindo e outra vc fikou fera em movimento e varias poses ç...ç estou com inveja de vc >..< vc evoluiu tanto marcela, mas estou muito feliz de ver que vc desenha cada vez melhor so to triste por nao ter ganhado um desenho ç...ç kkkk mas de boa ^^ deixa pra um aproxima vou deixar vc descansar >..<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que morro de inveja dos seus desenhos! Fico feliz pelos seus elogios!
      Não fique triste em não ter recebido nada, quando eu tiver um tempinho de sobra eu faço um fanart de um dos seus fanzines! ;D

      Excluir
  5. Aeeeeeeew Otavinhooo~

    E sim, a raça do Sir Thomas é labrador XD

    Ficou muito fofo! /o/ quase não tenho fanarts dele, por isso achei muito bacana!
    E desde jovem ele gosta de animais LOL

    Em um futuro não tão distante assim eu quero contar a fase em que ele era estudante no colégio, que tem uma ligação estreita de como o Sigma Pi surgiu também.

    Muito obrigada mesmo! /o/ Vou postar no blog depois!

    Os outros fanarts também ficaram lindos! Adorei o do Takamura, super delicado! E o do Cristiano também ficou bem bacana!

    Ah, vc falou do Kuroshitsuji e eu peguei o anime pra ver faz um tempo, mas sei lá...
    Achei muito fanservice e sem um desenvolvimento legal dos personagens (desculpem os fãs, mas ultimamente ando muito chata pra essas coisas XD). Não sei se o mangá é melhor porque não tive coragem de correr atrás pra conferir, talvez eu pegue pra ver se vale a pena mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yumi! *--*
      Vou estar esperando por esse futuro não tão distante! Adoro esse professor! ~♥

      É, também achei que Kuroshitsuji não tem um bom desenvolvimento de personagens, mas como dizem que o mangá (história original) é sempre superior ao anime, fui dar uma espiadinha pra ver se criava alguma empatia. Tem um traço muito bonito, mas se não tiver uma boa história, não dá pra gostar.

      Excluir
  6. Muito bom o fanart do World Police!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awe! \o/ Que bom que gostou! (desculpa pela falta de criatividade no desenho, é que eu ainda não li nada sobre World Police... ç.ç)

      Excluir
  7. Uau, mto legal minha caricatura. Estou até mais magra....kkkkkk.

    Abs.

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus Marcela, meu desenho ficou incrível! Muitooo obrigadaaaaa! Que nunca te falte inspiração pra desenhar, porque o dom vc tem de sobra... Me ensina a desenhar assim um dia =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mayza! *--*
      Claro que te ensino, pagando bem, que mal tem? ;P

      Excluir
  9. O desenho do Sem Palavras ficou extraordinário!!!!!!!!!(*0*)

    Salvei pra mim (já tinha salvo o original do seu Devianart, e agora esse passo a passo).

    Gostei da cor de cabelo que escolheu para o herói vendado (por falta de nome, o chamo assim [a garota eu chamo de "a sobrevivente", por ter sobrevivido à maldição]). Pode considerar que essa será a cor oficial dele!

    Ah! Foi de propósito que escolheu o meu para ser o 9° desenho (já que gosto do número 9)? Mesmo se não foi, devo considerar isso um sinal divino (de qualquer forma, um bom sinal).

    Obrigado, Marisol! Com certeza não precisava você fazer isso. Você ganhou por seu próprio mérito, acima de tudo. E eu, com certeza, não merecia esse seu esforço e dedicação.

    Pode-se considerar que fazer esses trabalhos mostra como você é dedicada e profissional. E como eu já te admirava, agora eu te admiro ainda mais por tudo isso.

    Obrigado mesmo, Marisol! Você é 10! Não, 100!


    E PARABÉNS! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das cores! \o/
      A cor de cabelo eu tirei da minha imaginação. Como o clima da história é meio sinistro, misterioso, resolvi usar uma pintura mais neutra.
      Sobre ser o 9º desenho, deve ser um sinal, porque eu segui a ordem dos comentários feitos lá na postagem do concurso. (e eu confundia a numeração de todo mundo na hora de nomear as imagens @__@)
      É claro que eu faço! É um bom jeito de treinar, fazer as pessoas felizes e divulgar meu trabalho! ;D
      (só 100?! XP)
      obrigada! ^^/

      Excluir
    2. Dizem que não se deve elogiar demais um artista, senão ele não dá tudo de si (pelos elogios). Por isso eu não te elogiei mais. Achei que 100 tava bom… Segui as regras…

      Mas que se dane as regras! (Pelo menos, nesse momento [você merece!])

      Minha vontade era dizer que você é ∞X∞ (infinito vezes infinito)!

      VOCÊ É INFINITAMENTE INFINITA, MARISOL!!! \o/



      Satisfeita agora? ;)

      Excluir
  10. Que Legal Marcela!
    O desenho do Memo ficou ótimo, parabéns pelo excelente trabalho!
    Já já irei posta lá no blog seu desenho ^ ^
    o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Rodrigo!
      Poste lá! º--º/
      Será esse o primeiro fanart de Memo? *--*

      Excluir
    2. Sim esse foi o primeiro. \o/
      Vou postar lá.
      o/

      Excluir
  11. olá!!!!vim aqui agradecer pelo desenho que fez para mim....nossa estou encantada...........muito obrigado mesmo**ficou incrivel o desenho..*-*
    lindo,lindo.lindo......*o*
    parabens, mary...continue assim....sempre brilhante!!!!todos os desenhos estao lindosss....agradeço novamente pelo desenho e ainda mais por ter assistido o anime..kkkk...mas no fim vc gostou um poukinho do manga né!!!!!......eu gosto do Sebastian por ele ser muito sedutor...kkkkkkk....bjinhoss abrçoss....arigatoo *3*

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcela eu sou o OSvaldo, você desenhou o Kouga de Pegasus para mim! realmente não temos contato, mas eu te add no meu msn, pedi a lais e a lais me deu, então me add ai pra termos contato kirokimoradevolta@hotmail.com, e agradecer é claro ficou lindissimo o desenho parabens pelo concurso você merece! e não desista vc tem sucesso e um lindo dom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osvaldo! Que bom que gostou do desenho! *--*
      Eu mandei um e-mail avisando (2 vezes), mas acho que deve ter caído direto na lixeira, sei lá.
      Bem já está add lá! º--º/

      Excluir
  13. Olá, Marisol!

    Tenho uma pergunta técnica pra te fazer.

    Queria saber qual desses desenhos demorou mais de fazer, e qual foi mais rápido.

    Nota: eu não considero o mais rápido necessariamente o mais fácil ou legal de fazer, nem o mais demorado o mais difícil e chato. (Só pra ninguém pensar que eu quero saber qual você gostou mais de fazer)

    Afinal, todo mundo sabe que o que você gostou mais de fazer foi o meu (lógico). ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano!
      Olha eu não sei, não fiquei cronometrando nada, mas dá pra ter uma ideia. Aquele desenho mais demorado foi aquele com mais detalhes a serem desenhados, tinha desenho que eu ficava pontilhando (o seu por exemplo eu usei a técnica de pontilhismo no círculo), e aqueles com flores também demoravam um pouco, e na questão das cores... E o mais fácil foi aquele que não tinha tantos detalhes e eu já sabia das cores que usar.
      E o seu foi o que eu mais gostei de fazer? Agora quem está convencido

      Excluir
    2. Obrigado, Marisol!

      Suas respostas foram bem evasivas, mas acabei entendo tudo.

      Mais uma vez, obrigado pela fanart (que repito, não precisava)!

      Esperarei por outras obras suas para comentar de novo, e para fazer mais perguntas "pertinentes" como essa. Foi mal, mas é que sou muito interessado na parte prática do desenho. ^^'

      Quando quiser, faça uma visita ao meu blog, o searchmangá (é só clicar no nome).


      Até mais! o/

      Excluir
  14. nuoossaaaaa é muito desenhos Marcela, pelo que vi além de belos foram todos feitos com muito carinho, logo se vê, todos os que receberam devem ter ficado muitos felizes *0* eu quero um... TT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elba! \o/
      Sim, todos foram feitos com muito carinho e por isso agora estou meio esgotada... mas eu farei uma fanart de Stalking ainda! Pode esperar! º--º/

      Excluir
  15. Amei!
    Gostei da seleção das cores, e realmente dá a sensação de mundo dos sonhos! ^^ (confesso que depois fiquei preocupado se eu tinha exagerado no pedido -q)
    E parabéns por sua dedicação na produção desses desenhos de agradecimento! =3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awe! \o/ Que bom que gostou!
      Obrigada! Isso me anima muito em continuar desenhando! *--*

      Excluir