sexta-feira, 9 de março de 2012

Votação do Concurso de Verão do blog Tatsu Estúdio



Num post passado eu divulguei o Concurso de Verão do blog Tatsu Estúdio. Agora as participações estão encerradas e está aberta a votação das 3 melhores ilustrações. Para ver as ilustrações de todos os participantes o post é esse: http://tatsuestudio.blogspot.com/2012/03/desenhos-concurso-de-verao2012.html
A votação está sendo feito numa enquete que pode ser vista no blog Tatsu Estúdio. Vai até 17 de março. Votem com sinceridade!

(mas eu gostaria de ganhar o segundo e terceiro lugar... pela primeira vez na vida não estou ligando pro primeiro lugar, eu quero aqueles mangás! faz tempo que não compro nenhum mangá, estou tendo uma crise de abstinência @__@')/


com o carimbo e a ferramenta borrar do photoshop

pintura com giz de cera

esboço à lápis

Agora contarei sobre o processo dessa ilustração do post.
Nesse post anterior eu contei como foi a ideia de esboçar.
Sobre a parte da pintura e finalização: incialmente pensei em pintar digitalmente, mas... a minha tablet ficou meio doida e fica clicando sem nem ao menos tocar na mesa... Então depois de treinar um pouco pintura em giz de cera (vide esse post) eu pensei e decidi colorir essa ilustração com giz de cera. No final o cabelo do Lian (azul) ficou legal, mas o resto... Acabei "carcando" o giz (usei força) e poli algumas partes com giz de cera branco, mas ainda assim não ficou bom do jeito que eu queria. Na pintura algumas partes ficaram com excessos de giz de cera. Para tentar melhorar acabei usando o ferro de passar roupa. Usei uma folha sulfite em baixo pra não sujar a tábua. O excesso acabou saindo, mas ainda assim restaram partes com excesso que não saiam de jeito nenhum com o ferro muito quente. Então acabei usando a minha borracha para tinta nanquim. A parte do azul do céu eu fiz isso.
E essa foi o processo da parte da minha pintura tradicional com giz de cera...
Com a ilustração digitalizada, abri um arquivo tamanho A3 no photoshop (onde eu iria pintar digitalmente) e colei a pintura com giz, ajeitei no canto. Com o carimbo fui copiando as partes da paisagem de fundo. Terminado, com a ferramenta borrar fui borrando toda a pintura (não estava batendo bem da cabeça quando comecei a fazer isso, mas na verdade nunca estou bem). Eu diminui o tamanho do arquivo para a metade (o pc já estava travando) depois continuei borrando toda a pintura. Terminado criei outra camada para os adornos das bordas em branco (as estrelas e flores). Também criei uma camada com pontos brancos (para o efeito de gotas de água) e nuvens, mas acabei apagando (não me agradou muito). Com o pincel, pintei alguns detalhes com branco, na pintura, como fios de cabelos do Greg (laranja) e os olhos, depois eu borrei... Para o final fui testando vários filtros, e acabei ficando com o reflexo de flash.
Eu fiquei com uma dor no braço terrível depois... Usei o mouse pra tudo... (não sei usar nada direito até que eu estrague... pra dar valor pra alguma coisa...)
Depois de todo esse trabalho, até que eu gostei do resultado final. Gastei meu sábado nisso.
Apesar de toda a vergonha (acabei não colocando nenhuma roupa no Greg...) eu mandei pro concurso...

Ainda estou com vergonha...

mas é melhor não pensar muito...

Essa semana comecei a assistir o anime de Chihayafuru, depois de ler os 4 primeiros capítulos do mangá. A história me trouxe uma sensação muito boa. Quando terminar de assistir tudo talvez eu escreva mais a respeito aqui no blog.

3 comentários:

  1. Tablet ruim? Já melhorou? Se não, experimente:
    Afastar caixas de som do computador e outros aparelhos que possuem ímãs ou boninas, e que por isso podem afetar a tablet (que funciona com magnetismo).
    ou
    Tirar o cabo (que deve ser USB) e colocar em outra porta (USB).
    ou
    Reinicar o computador.
    ou
    Reinstalar o software da tablet (é uma genius? Wacow? Outra?).

    Essa de passar ferro em desenho pintado com giz de cera, eu também uso. Gosto do efeito polido que dá. E suja menos.

    Sobre o Photoshop travar, tem umas coisas que ajudam pra isso não acontecer:
    1-Quando estiver pintando ou desenhando, use a tecla Tab pra ocultar as janelas flutuantes (Layer, Swatches, Tools, Options...). Elas consomem processamento. Principalmente a janela Info. Se puder, deixe essa sempre ocultada.
    2-Depois de passar um bom tempo trabalhando no desenho, salve-o, feche-o, espere alguns segundos e depois abra-o de novo e volte a trabalhar nele. Isso apaga o cache do histórico do Photoshop, e o processamento fica melhor.
    3-Use a tecla F pra alterar o modo de visualização do desenho, de "janela" pra "toda a tela" ou "toda a tela com fundo preto". No modo "janela", o mais reduzido, o processamento fica melhor (se F não estiver funcionando, use Shift+F).
    4-Apague o histórico. Não precisa nem fechar o desenho. No canto superior direito da janela "Histórico" ou "History" tem uma setinha minúscula. Clique nela, e depois em "Clear History". Importante: esses passos serão apagados, o que significa que você não poderá voltar pra eles, mas a partir daí, volta tudo ao normal, e o history continua registrando os passos que você pode volatr uma vez (Ctrl+Z) ou várias vezes, cada vez mais pra trás (Ctrl+Alt+Z).
    5-Diminua a quantidade de passos que o Histórico salva. Isso deve estar na setinha da janela do History, ou use o atalho Ctrl+K pra ver as opções do Photoshop, navegue por elas até achar as do History e diminua os passos. Eu uso 9 e serve muito bem pra mim. Tem gente que usa 99! (E depois reclama que o computador trava...)
    6-(A única opção realmente chata, e que às vezes eu tenho que fazer) não escute música enquanto desenha (claro, se usar o mesmo computador pra tocar a música e desenhar). Música consome muito processamento. Desenho também. Aí fica os dois brigando pela atenção do processador.

    Sobre o concurso, fui lá, voltar de novo (é, eu sei. Isso é errado....), mas aparece a mensagem "Seu voto já foi computado",...

    Mas eu continuo torcendo por você.


    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo supercomentário Cristiano! *--*
      Minha tablet é genius. Já derrubei e bati nela e na caneta várias vezes, então creio que seja isso... mas não sabia essa coisa de magnetismo, vou verificar depois. Eu deixo o mouse normal junto, será que isso dá problema?

      Eu deixo o windows media player tocando, e ainda o navegador às vezes, junto com o photoshop. Mas deu umas travadinhas de leve, coisa de se esperar segundos... mas ultimamente meu pc sempre me avisa que a memória virtual está baixa (ou algo assim, agora não lembro...)

      Eu vi isso na enquete agora. Vi os resultados parciais. Acho que estou em 6º...
      Obrigada pela torcida!
      º--º/

      Excluir
  2. Esse negócio de memória virtual é o espaço livre de C: (C dois pontos), ou melhor, o espaço em branco de C:, que o Photoshop usa pra guardar os arquivos temporários dele (que ele apaga quando você o fecha).

    Pra resolver isso, ou você libera mais espaço em C: (apagando arquivos que não usa), ou fecha o Photoshop e depois de 1 minuto, abre de novo.

    Eu também gosto de ouvir música enquanto desenho (e quando escrevo também), mas às vezes tenho que escolher. Ou ouço música ou uso o Photoshop. Isso porque o meu computador é fraquinho de memória.

    ResponderExcluir