sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Hot and Cold: esboçando personagens



Bem... O meu projeto conjunto Hot & Cold está andando a passos de tartaruga manca... mas dizem que o importante é não parar! Pois bem... para quem não se lembra... ou quem não leu anteriormente numa postagem passada, eu topei de desenhar a história da Celly-chan: Hot & Cold - Kimy Itamini story (modificando o History para story, pequeno grande desvio de sentido da palavra em português história para a palavra em inglês...). Nas férias conseguia tempo para desenhar a vontade... Consegui desenhar 7 personagens (consegui desenhar mais um neste mês) e os esboços do primeiro capítulo, dando 36 páginas, fora os esboços para a capa...
Eu desenhei 8 personagens até agora, mas só postei 2 aqui no blog, a Kimy e o Leni, pois só os dois estão coloridos. Estava pensando em postar só depois de colorir, e estou na dúvida se uso giz de cera ou pintura digital... mas acho que vou acabar usando pintura digital, já que é uma história que vai ser publicado na internet, acho que a melhor opção seria essa.
Conforme o tempo foi passando fui perdendo o entusiasmo... acho que com qualquer coisa que eu acabo começando a fazer por impulso do momento... Depois que vejo outras coisas interessantes acabo voltando minha cabeça para essas coisas e deixando um pouco de lado outras tantas... Ou seja... deixei Hot & Cold de lado por um tempo e fiquei empenhada em fazer chaveiros de biscuit (mas era uma coisa que eu estava planejando fazer há um bom tempo), aí com a faculdade me enchendo o tempo e o começo do estágio (que fui apenas em alguns dias, pois ainda não consegui me organizar) deixei o desenho de lado.
Uma coisa que eu percebi que, quando você está desenhando um personagem de outra pessoa é, pelo menos pra mim deu essa sensação, de estar preso e de se sentir totalmente inseguro, pois você não tem muita ideia do que a pessoa que escreveu queria realmente. Inúmeras vezes fiquei perguntando por e-mail (e ainda pergunta é claro) se era assim que ela queria que ficasse e coisa e tal. Bem, a Celly-chan falou que ficou melhor do que ela imaginava...
Com esses sentimentos de aprisionamento e insegurança fui tomada pelo pânico de "nunca mais irei fazer um projeto conjunto!", mas foi só por um breve período... Logo pensei em muitas outras coisas... Contanto que eu desenhe... mas eu gosto de criar as minhas próprias histórias também! Uma das coisas mais divertidas que faço quando estou rabiscando algum personagem é imaginar a história que gira em torno dele, suas falas, seus pensamentos, suas ações. Acho que ficar imaginando essas coisas é muito divertido, e quando estou lendo um livro, eu acabo criando mais personagens, pois fico meio insatisfeita com os personagens do livro, mas não os modifico. Em Harry Potter nunca imaginei os personagens fazendo além daquilo que estava escrito ali, quer dizer, nunca imaginei fazer uma fanfic (pelo menos acho que não conscientemente!) Quando estou desenhando os personagens de Hot & Cold, tenho a sensação de que estou tendo um bloqueio de criatividade. Imagino como os profissionais de verdade pensam sobre essa questão de desenhar uma história de outra pessoa, porque ele está transformando em outra linguagem, a história em quadrinhos. Já tive breves experiências de ilustrar uma história de outras pessoas, mas eram curtas e não era história em quadrinhos! Eram só imagens ilustrativas... O que estou tentando dizer é... (sei lá o que eu estou tentando dizer!) ESTOU TENTO DIFICULDADES! MUITAS DIFICULDADES!
Quando fui esboçar os personagens... não saíram tão espontaneamente... Quer dizer, pode ter sido culta de eles não serem os meus personagens, mas... Acho que é uma coisa que vai muito além disso... algo inexplicável... sei lá... É que toda a vez que vou desenhar num papel decente não sai nenhum desenho decente, e num papel indecente (de caderno, verso de propaganda) sai um desenho decente! Pelo menos na maioria das vezes parece que isso acontece... mas acho que conta mais pelo momento de inspiração... Sem inspiração acaba não saindo nenhuma decência artística... Talvez eu devesse desenhar os personagens de Hot & Cold na sala de aula, ouvindo os professores, porque acabo conseguindo desenhar coisas até que interessantes.
Outra coisa que me incomodou é a forma como é passada o roteiro para o desenhista. Acho que cada lugar pode trabalhar com tipos de roteiro diferente, aqueles que detalham cada quadro, como eu vi numa revista. Aí a Celly-chan acaba me passando o roteiro mais livre que já vi (como os roteiros que eu faço para mim mesma, só que os dela estavam um pouco mais explicativos), daí eu fico mais perdida ainda... Fiquei me perguntando se ela sabia escrever um roteiro para história em quadrinhos daí passei uns arquivos de textos sobre roteiro, com ficha detalhada sobre os personagens (eu queria uma coisa dessas para conhecer um pouco mais sobre cada personagem pra entrar de uma vez dentro da história de Hot & Cold)... Fico imaginando como é que os profissionais fazem tudo isso... será que cada caso é um caso?
E... para finalizar... acho que tudo isso vai ser uma GRANDE experiência e o resultado final irá me trazer uma grande satisfação também, além é claro, de já ter ganhado uma amiga (!? parceira?!) 

2 comentários:

  1. Pois é Mari. Eu tbm passo por essas crises de criatividade. É normal, da mesma maneira comoo tbm é normal o lance de qdo a gente quer desenhar algo decente não sai mto bom e qdo não qrmos sai; é mais por que estamos descontraidos nesses momentos e dai sai algo legal.

    Roteiro tbm é algo bem complicado de se lidar, eu tbm não sou mto bom nisso, sabe(=P Mas o que dá sentido a nós desenhistas é justamente criar nossos personagens e inventar historias para eles. Mas as vezes a ideia que surge na nossa cabeça se torna dificil de passsar para o papel, embora tenhamos tudo esquematizado.Sei exatamente como vc se sente, principalmete qdo estamos lidando com o roteiros dos outros, né?

    Os seus desenhos estão mto bons, levando tbm em conta que são estudos de personagens. O legal da vida de alguem que desenha é justamente isso, evoluir. E se vc acha que é uma experiencia valida, então está tudo ok. Mas lembre-se que o mais importante é perseverar. ^^
    Mau posso esperar para ver esses personagens coloridos. (=D

    Tchau Mari, boa sorte com o seu projeto.

    ResponderExcluir
  2. Oiee ! ^^
    Celly aqui
    Nina, mais uma vez muito obrigada
    claro que vc ganhou uma amiga :)
    Vc é um anjo
    ah... Irei te mandar um email então, explicando melhor o roteiro
    ok ? :)
    é que eu nao tinha nenhuma ideia... mas, agora já esta surgindo algumas xD

    bjos

    ResponderExcluir