terça-feira, 29 de junho de 2010

Livro: Técnicas de Mangá - Curso Avançado - vol.2

Estava vendo o tanto desses materiais sobre como desenhar que acabei juntando.
Este livro eu comprei em 2008, numa loja de produtos japoneses no centro da cidade. Custou R$ 22, que me lembre. É da editora JBC. O título original é: Manga techiniques: drawing manga for advanced learners, de Mai Yamaki.
Comprei exatamente esse livro porque falava sobre como colorir ilustrações. Me desapontei um pouco porque não tinha o tipo de pintura que estava procurando. Era uma pintura nova para mim. Era colorização por meio de canetas hidrográficas: Neopiko. Apenas 5 páginas. E outro tipo de colorização, a digital, apenas 4 páginas, mais como uma introdução sobre o assunto. Tudo bem para quem está começando e não conhece praticamente nada sobre se desenhar mangá.
Outros assuntos interessantes abordados nesse livro e que devem ser bem estudados é a perspectiva. O capítulo 3 trata de cenários em perspectiva. O capítulo 2 trata de como desenhar personagens, em ângulos, grupo de pessoas em perspectiva, estilos de penteados, personagens secundários e animais. O capítulo 4 trata das regras para criação de mangás, é muito interessante pois ele dá informações dos padrões japoneses de medida de páginas.
E fica mais uma dica de livro sobre o assunto de como desenhar mangá!
(é um dos raros livros que li tudo!)

2 comentários:

  1. Oie GOMENE!!eu esqueci de re-colocar no blog o banner vou por agora mesmo byebye!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo29/6/10

    sinceramente, este livro ou não curti muito não... o mangaka do Toriyama tinha informações muito mais interessantes que este! (risos)

    ResponderExcluir