segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Gen Pés Descalços

Esqueci de tirar fotos desses livros... É um mangá publicado no Brasil pela editora Conrad em formato de livro, não um simples mangá de banca de jornal.
É dividido em quatro partes:
Gen pés descalços
  1. uma história de hiroshima
  2. o dia seguinte
  3. a vida após a bomba
  4. o recomeço
O mangá é considerado como uma autobiografia, pois a vida do autor Keiji Nakazawa se passou no meio dessa tragédia da II Guerra Mundial. Assim como o seu personagem Gen, ele sobreviveu à bomba de Hiroshima e sentiu e preseenciou todos os problemas e horrores por ela causada.
Gen pés descalços (ou Hadashi no Gen, はだしのゲン, no original japonês) foi uma obra bastante premiada, não só por tratar de um assunto que ficou marcada na História, mas também por tratar de um assunto universal: a guerra. Mostrar os horrores da guerra para que nunca mais tenha algo assim. Que as pessoas pensem melhor antes de cada conflito.

O mangá Gen, logo teve sua versão animada (eu não assisti a ela) , filmes, se tornou uma série de tv, sendo até exportado para outros países. (são algumas das coisas que os livros contam na introdução, e que eu me lembro vagamente...)

Peguei emprestado da minha tia um drama japonês de Hadashi no Gen, em duas partes, de mais ou menos uma hora e meia cada um. Eu assisti, no mesmo período que li esse mangá (março de 2.009).
Tentei procurar um vídeo legal desse drama (dorama) para colocar nesse post também. Mas difícil escolher um...
Eu assisti sem legendas, bom para atiçar a imaginação, mas como eu já havia lido o mangá já tinha uma base da história.





Vídeo pego aleatoriamente: aqui Gen, sua irmã e seu irmão mais novo Shinji reencontram com o pai que estava preso por ser acusado de antipatriotismo por suas palavras sobre essa guerra ser uma grande besteira que o Japão estava cometendo. O país estava passando por grandes necessidades como os alimentos escassos...

2 comentários:

  1. Anônimo5/1/10

    estes livros são clássicos!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15/2/10

    Ola tudo bom meu nome é Hipolito eu tenho a coleção de livros do Gen pés decalços e esta me faltando o livro "O dia Seguinte" e notei que você tem o livro, gostaria de perguntar se gostaria de vende-lo. Estou deixando meu e-mail para resposta: hipolitodilson@hotmail.com
    muito obrigado

    ResponderExcluir